Tech

YouTube bloqueia canais de mídia financiados pelo Estado Russo em todo o mundo

A plataforma de vídeo YouTube disse que a invasão da Ucrânia pela Rússia se enquadra em sua política de eventos violentos e que o material violador será removido e bloqueado.

12 Mar 2022 - 18h20 | Atualizado em 12 Mar 2022 - 18h20
YouTube bloqueia canais de mídia financiados pelo Estado Russo em todo o mundo Lorena Bueri

O YouTube anunciou na sexta-feira que começou a bloquear o acesso globalmente a canais associados à mídia financiada pelo Estado russo, citando uma política que proíbe conteúdo que negue, minimize ou banalize eventos violentos bem documentados. A plataforma de vídeo já havia bloqueado os canais, especificamente os do Russia Today e Sputnik, em toda a Europa.

O YouTube anunciou a mudança em um post no Twitter e disse que, embora a mudança tenha entrado em vigor imediatamente, “esperamos que nossos sistemas levem tempo para acelerar”.

A plataforma, que é de propriedade do Google, disse que a invasão da Ucrânia pela Rússia agora se enquadra em sua política de eventos violentos e que o material violador seria removido. Um porta-voz do YouTube, Farshad Shadloo, disse que o bloqueio dos canais russos está de acordo com essa política.

O YouTube também disse que agora está removendo conteúdo sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia que viola sua política sobre material que “minimiza ou banaliza eventos violentos bem documentados”. O Kremlin se refere à invasão como uma “operação militar especial” e não como uma guerra.


Sede do YouTube nos USA. (Foto: Reprodução/R7)


O YouTube já havia pausado os anúncios do YouTube na Rússia. Agora, está estendendo isso a todas as maneiras pelas quais se ganha dinheiro através da plataforma na Rússia.

A mídia estatal russa chamou as restrições impostas a eles por distribuidores, que incluem lojas de aplicativos e outros serviços de mídia social, de censura injustificada. “O bloqueio do YouTube nada mais é do que uma nova reviravolta de um ataque atroz a um dos princípios fundamentais de uma sociedade democrática – que é a liberdade de imprensa”, disse o Sputnik em comunicado na sexta-feira.

O YouTube se recusou a especificar quais e quantos canais foram bloqueados globalmente ou se eles serão restaurados. Funcionários do Google vinham pedindo ao YouTube que tomasse medidas punitivas adicionais contra os canais russos, acusando-os de espalhar narrativas falsas sobre a liderança ucraniana e as mortes de civis durante a guerra, segundo três funcionários da empresa.

A medida ocorre quando a Rússia adota uma postura cada vez mais agressiva contra as empresas de tecnologia dos EUA que tomaram medidas para conter a desinformação russa em suas plataformas.

A Rússia decidiu na sexta-feira bloquear o Instagram depois que sua controladora, Meta, disse que permitiria que pedidos de violência contra Vladimir Putin e soldados russos envolvidos na invasão da Ucrânia aparecessem na plataforma de mídia social na Ucrânia. O governo russo bloqueou o acesso ao Facebook na semana passada. Os bloqueios limitam ainda mais o acesso da maioria dos russos a informações externas sobre a guerra.

 

Foto Destaque: YouTube bloqueia canais de mídia da Rússia. Reprodução/ Istoedinheiro

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo