Bem Estar

Yoga melhora o bem-estar mental e ajuda a combater o estresse do trabalho

Existem estudiosos envolvidos em encontrar dados e informações com o objetivo de tentar esclarecer os benefícios da prática do yoga. Ele adentrou no Brasil mais expressivamente na década de sessenta.

18 Jan 2022 - 19h14 | Atualizado em 18 Jan 2022 - 19h14
Yoga melhora o bem-estar mental e ajuda a combater o estresse do trabalho Lorena Bueri

A prática do yoga é milenar e um tanto complexa, entretanto ela se renova e ganha cada vez mais popularidade devido a facilidade na difusão do ensino, utilizando-se de novas formas de aplicar as técnicas e imortalizar a prática. Segundo especialistas, o yoga nasceu na Índia há mais de cinco mil anos. A prática surge como uma filosofia de vida, belas e complexas movimentações, as quais surgiram de forma instintiva pelo seu criador Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos.


O relaxamento Shavasana, geralmente é praticado no final de uma sessão de yoga. (Foto: Reprodução/Pikist)


Assim como diversas outras formas de exercitar o corpo, o yoga traz inúmeros benefícios para os praticantes: momentos de relaxamento, ajuda com equilíbrio, controle da ansiedade e, um estudo recente, também apontou melhorias no combate ao estresse do trabalho.

Segundo uma análise publicada pelo Journal of Occupational Health, estudiosos pesquisaram e avaliaram aproximadamente de 600 profissionais de saúde, que possuem uma rotina intensa, cheia de responsabilidades e pressão durante o desenvolvimento das suas atividades de trabalho. Os pesquisadores testaram uma gama de técnicas terapêuticas, contudo a que mais gerou resultados foi o yoga.

Segundo a instrutora de yoga Ester Cunha, é importante começar conhecendo o perfil da pessoa que está buscando o contato com a atividade, dando preferência às posturas iniciais e alongamentos, além das posturas praticadas ainda é possível experimentar momentos de relaxamento.

Toda uma sequência de yoga, de alongamento, depois quando você deita e relaxa, o relaxamento é muito profundo. Tem um efeito químico que acontece no corpo que ele é muito potente. Quando você alonga o corpo e depois deita, você relaxa e tem uma renovação sanguínea, por isso o relaxamento é tão potente”, explica Ester.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), conceitua saúde como um completo estado de bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças ou demais enfermidades. Estima-se que uma a cada quatro pessoas no mundo, irá sofrer de algum transtorno durante a vida.

 

Foto Destaque: Inúmeras posições fazem parte do yoga. Reprodução:Elina Fairytale/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo