Tech

Xiaomi apresenta CyberOne, robô humanoide que reconhece emoções

O robô da companhia chinesa é capaz de identificar até 45 emoções humanas e 85 sons ambientais e em momentos de tristeza, por exemplo, pode até consolar a pessoa.

3 min de leitura
12 Ago 2022 - 15h30 | Atualizado em 12 Ago 2022 - 15h30

Na última quinta-feira (12), a Xiaomi apresentou o protótipo do CyberOne, primeiro robô humanoide da empresa chinesa, com aparência futurista semelhante ao que foi apresentado no Tesla Optmus, capaz de reconhecer emoções humanas.

Segundo o CEO da Xiaomi Lei Jun, o robô tem 1,77 m de altura, pesa 55 quilos e é capaz de segurar objetos com as mãos e se deslocar em até 3,6 km/h. O executivo também afirmou que o CyberOne consegue reconhecer e, graças ao sistema My Sense, pode identificar até 45 emoções humanas e 85 sons ambientais. Sem dar detalhes, a Xiaomi afirma que, em momentos de tristeza, por exemplo, o robô pode até consolar a pessoa.

“O processo de pesquisa e desenvolvimento do CyberOne combinou tecnologias de diversos setores, incluindo percepção e cognição biônica, biomecatrônica, inteligência artificial, big data, computação em nuvem e navegação visual”, explica a fabricante chinesa em comunicado.

Além de reconhecer emoções e identificar barulhos, o CyberOne também consegue se comunicar, afirmou a companhia. Um dos componentes que pode ajudar o robô humanoide a se expressar é a tela OLED equipada em sua cabeça, capaz de mudar de cor e pode exibir formas simples.


O CEO da Xiaomi, Lei Jun, ao lado do primeiro protótipo do Cyberone. Foto: Divulgação/Xiaomi.


“Achamos que os robôs inteligentes definitivamente farão parte da vida das pessoas no futuro”. Disse Lei Jun, CEO da companhia. Durante uma demonstração em Pequim, o CyberOne carregou uma flor, caminhou e reconheceu as palmas da plateia. Para sustentar sua estrutura, o robô conta com 21 articulações.

Segundo a Xiaomi, a produção de cada unidade do robô humanoide custaria entre 86 e 100 mil euros. A fabricante não pretende colocar unidades do CyberOne à venda. O objetivo, atualmente, é utilizá-lo como plataforma de pesquisa e experimentação.

Em agosto de 2021, a companhia chinesa lançou o Cyberdog, um “cão-robô”,bem parecido com o Spot, o modelo já desenvolvido pela Boston Dynamics. A proposta da Xiaomi para o Cyberdog, no entanto, era que ele funcionasse como um assistente para tarefas do cotidiano.

 

Foto destaque: CyberOne consegue identificar até 45 emoções humanas e 85 sons ambientais. Divulgação/Xiaomi.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo