Notícias

Xi Jinping chega à Rússia para encontro com Vladimir Putin

O líder chinês chegou no início da manhã desta segunda-feira (20) em Moscou. Pequim afirma que o encontro é para negociar uma possível paz entre Ucrânia e Rússia, mas EUA alegam que o encontro visa fornecer armas para o exército russo.

20 Mar 2023 - 14h19 | Atualizado em 20 Mar 2023 - 14h19
Xi Jinping chega à Rússia para encontro com Vladimir Putin Lorena Bueri

O presidente chinês, Xi Jinping, chegou à Rússia nesta segunda-feira (20) para uma reunião com Vladimir Putin. O encontro acirra tensões com o Ocidente, que acusa Pequim de fornecer armas para soldados russos.


Xi Jinping (Foto: Reprodução/BBC)


Esta é a primeira visita do presidente à Rússia desde o começo da guerra na Ucrânia.

Xi chegou pela manhã em Moscou e se encontro com Putin no início da tarde, no Kremlin. O líder russo chamou Xi de “velho amigo” e disse ter “inveja do crescimento econômico da China”.

Sobre a Ucrânia, ele afirmou que os dois debaterão a proposta de paz que Pequim fez para a guerra.

Desde o começo do ano, Putin tem falado sobre a parceria “estratégica” com Pequim. Serviços de inteligência do Reino Unido e Estados Unidos alegam que a Rússia iniciou a compra de armas para tentar fazer frente ao apoio do Ocidente à Ucrânia. Mas Pequim afirma que a visita é uma tentativa de negociar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.

Em um artigo publicado nesta segunda (20) em um jornal russo, Xi Jinping disse que a proposta de paz servirá para “neutralizar as consequências do conflito e promover um acordo político”.

Já Putin disse que a viagem do líder chinês confirma a parceria “especial” entre os dois países.

O serviço de inteligência do Reino Unido afirma que a China deve fornecer equipamentos militares para a Rússia neste ano. Pequim nega.

A visita de Xi acontece em meio ao mandado de prisão contra Vladimir Putin, pelo crime de “deportação ilegal de crianças da Ucrânia à Rússia”, realizado na última quinta-feira (16) pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, na Holanda.

Sobre o mandado, o Kremlin chamou a decisão de “sem sentido”. Já Kiev disse que é "apenas o começo".

Foto destaque: Jin Jinping e Vladimir Putin. Reprodução/Diário de Notícias

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo