Nesta segunda-feira (03), o X, antigo Twitter, anunciou por meio do perfil @safety a atualização das regras de uso da plataforma. A partir de agora, o site permitirá a divulgação de conteúdo pornográfico e conteúdo violento, desde que sejam consensuais e devidamente classificados. A atualização ocorre mesmo que tais conteúdos nunca tenham sido explicitamente proibidos na plataforma. Após a aquisição do Twitter por Elon Musk no final de 2022, ele prometeu mais liberdade de expressão aos usuários da rede social.
Regras claras para conteúdo sensível
Com as novas políticas, o X vai permitir que o usuário faça publicação de conteúdo adulto explícitos desde que seja consensual e devidamente classificado. Conteúdos violento também serão permitidos, desde que não excedam níveis de aceitabilidade como estupros, sangue exagerado ou discursos que incitem a violência. Contas que publicam regularmente esse tipo de material deveram sinalizar automaticamente suas postagens, e esses conteúdos serão proibidos para menores de idade, usuários que optarem por não visualizá-los e usuário que não declararem idade ao site.
“Lançamos políticas de Conteúdo Adulto e Conteúdo Violento para trazer mais clareza às nossas Regras e transparência na aplicação dessas áreas. Estas políticas substituem as nossas antigas políticas sobre meios de comunicação sensíveis e discurso violento - mas aquilo que aplicamos não mudou. Conteúdo adulto abrange nossa abordagem de compartilhamento de conteúdo sexual consensual e nudez adulta. O Conteúdo Violento abrange o discurso violento e os meios de comunicação violentos para permitir uma abordagem mais holística ao combate à violência em todas as formas” Disse a empresa por meio do perfil oficial no ‘X’ @safety. Conteúdos gerados por IA, animações, desenhos serão permitidos conforme nova política.
Elon Musk, CEO da Spacex (Reprodução/Alain Jocard/AFP/ Getty Images Embed)
Expansão e monetização de conteúdos
Para a equipe de segurança do ‘X’ a medida trará mais clareza e transparência. Segundo o portal ‘TechCrunch’, Elon Musk desde que comprou o Twitter em 2022 planeja transformar o 'X' em um "super aplicativo", para captar receitas além da publicidade. Essa nova política de conteúdo poderão abrir caminho para a monetização de novas plataformas dedicadas a conteúdos sensíveis, especialmente os adultos, para o empresário mesmo antes mesmo da compra do Twitter, a liberdade de expressão foi tratada sempre como um dois principais motivos do aquisição.
Desde que assumiu o 'X', o sul-africano diminuiu a moderação no site. A principal crítica à postura do empresário está relacionada com a liberação de perfis que divulgavam fake news. Aqui no Brasil, Musk foi relacionado no inquérito das milícias digitais por atrito com o ministro e relator Alexandre de Moraes. Após a confusão, o governo brasileiro cortou verbas de publicidade pagas à rede social.
Conta de Elon Musk no Twitter X é exibida em smartphone (Reprodução/ Nathan Stirk/Getty Images Embed)