Tech

WhatsApp é usado como recurso de espionagem nos EUA

Preocupados com o impacto do aumento de overdose nos EUA, autoridades americanas utilizam o sistema de mensagens WhatsApp para espionar suspeitos de envolvimento na distribuição de opioides.

19 Jan 2022 - 11h21 | Atualizado em 19 Jan 2022 - 11h21
WhatsApp é usado como recurso de espionagem nos EUA Lorena Bueri

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado no mundo, contando com expressivos 2 bilhões de usuários no mundo todo. Recentemente, a Forbes relatou que o aplicativo foi usado como base de informações a pedido da Drug Enforcement Administration (DEA), visando monitorar o uso do telefone de sete pessoas de Macau e Chicago, e, como alegado, essas pessoas estariam cometendo crime.

O mandato foi apurado em novembro de 2021, e, de acordo com as fontes, a agência de combate ao narcotráfico não tinha conhecimento da identidade dos usuários. A solicitação foi realizada a partir do endereço de IP e números usados para os usuários se comunicarem. As fontes informam como é realizado o processo de pedido de monitoramento, alegando que para tal realização, é necessário informar que os dados obtidos serão relevantes para uma investigação criminal em andamento, e, seguindo o modelo do processo, faz-se necessário a identificação do agente e da agência solicitante.

Acredita-se que a investigação está relacionada a disseminação de opioides – drogas derivadas da papoula do oriente, com efeito próximo aos de morfina – nos EUA, baseado no crescimento no índice de overdose por fentanil entre americanos. A Forbes ressalta que as operações costumam ultrapassar as fronteiras do país, e, o WhatsApp, já teria atuado na liberação de monitoramento de quatro usuários no México.


Tráfico de opioides preocupa autoridades americanas (Foto: Reprodução/Blog Jaleko)


Ainda no ano de 2021, foi vazado um documento do FBI (Federal Bureau of Investigation), informando que o Meta – antigo Facebook, e, também, dono dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp – era um dos serviços de mensagens mais dispostos a liberar informações dos usuárias às autoridades do Estado. Questionamentos foram feitos na página do aplicativo, e a empresa respondeu dizendo: “aprecia o trabalho das agências de aplicação da lei para garantir a segurança das pessoas em todo o mundo”.

Início desse ano, os militares suíços suspenderam o uso do WhatsApp para troca de informações oficiais da companhia, temendo a possibilidade das autoridades americanas acessarem os dados das empresas ligadas ao serviço militar.

Foto destaque: WhatsApp atua na espionagem de suspeitos. Reprodução/Tecmundo.

VEJA TAMBÉM

Jão anuncia versão em espanhol de 'Idiota' em parceria com cantora mexicana Lorena Bueri

Jão anuncia versão em espanhol de "Idiota" em parceria com cantora mexicana

Em parceria com a cantora mexicana Danna Paola, o artista Jão lançou uma versão em espanhol de "Idiota", um de seus maiores sucessos.
Brasil x Alemanha: saiba onde assistir o duelo válido pelo Pré-Olímpico de Vôlei Masculino 2023 Lorena Bueri

Brasil x Alemanha: saiba onde assistir o duelo válido pelo Pré-Olímpico de Vôlei Masculino 2023

Jogando em casa, Brasil vem embalado em busca pela vaga direta no Grupo A; saiba mais sobre o retrospecto do confronto e informações referentes à campanha da equipe até aqui.
Putin avalia cenários antes de decidir disputar a reeleição em 2024 Lorena Bueri

Putin avalia cenários antes de decidir disputar a reeleição em 2024

O líder russo deve anunciar campanha para reeleição durante conferência no próximo mês. Caso seja eleito, Putin ficará no poder até, pelo menos, 2030.
Desfile Mugler verão 2024 em Paris chama atenção de todos Lorena Bueri

Desfile Mugler verão 2024 em Paris chama atenção de todos

O desfile de uma das marcar mais ousadas e com looks sensuais e cortes diferentes aconteceu em Paris, a Mugler trouxe diversas celebridades para desfilar seus looks icônicos
Serviços dos metrôs em São Paulo não têm perspectiva para voltarem a funcionar Lorena Bueri

Serviços dos metrôs em São Paulo não têm perspectiva para voltarem a funcionar

Funcionários do transporte público metroviário da cidade de São Paulo entraram em greve nesta terça-feira (3). Veja as linhas em funcionamento e outras que estão paralisadas.
A Fazenda 15: Lucas brinca com WL após pergunta do peão  Lorena Bueri

A Fazenda 15: Lucas brinca com WL após pergunta do peão

Em clima de brincadeira e descontração enquanto realizava suas tarefas, Lucas Souza responde em tom de brincadeira após questionamento de suas tarefas e retruca ao peão, perguntando se ele seria seu novo chefe
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo