Notícias

Vulcão Hunga Tonga provoca tsunami no Sul do pacífico

O vulcão Hunga Tonga Hunga-Há’apai, considerado inativo, entrou em erupção e provocou Tsunami nas ilhas de Tonga e Samoa Américana, neste sábado (15).

15 Jan 2022 - 21h30 | Atualizado em 15 Jan 2022 - 21h30
Vulcão Hunga Tonga provoca tsunami no Sul do pacífico  Lorena Bueri

Localizado a 65 quilômetros de Nuku’alofa, capital de Tonga, o vulcão submarino Hunga Tonga que foi considerado inativo em 11 de janeiro, entrou em erupção na sexta-feira (14) e continuou pela tarde de sábado (15), causando um tsunami que gerou ondas com mais de 1,2 metros de altura.

Segundo a rádio New Zealand (RNZ), a erupção lançou cinzas e ondas de choque a cerca de 20 quilômetros no ar, provocando alagamentos e a perda da comunicação telefônica local.



As fortes ondas atingiram a capital Nuku’alofa, inundando estradas e propriedades costeiras.

Durante o ocorrido o palácio real foi evacuado, e o monarca Tupou VI, foi retirado pelas tropas policiais, e levado em segurança para uma vila em maiores altitudes, em Mata ki EUA, enquanto a casa real e orla eram banhadas pelas ondas.


                                               Ondas invadindo a região de Tonga (Foto. Reprodução: Twiter/sakak Moana)


Os Serviços meteorológicos de Tonga, e da ilha vizinha Fiji emitiram alertas para a população sobre possíveis ventos, inundações e chuvas fortes na região, orientando que os moradores costeiros se retirem para locais mais seguros.

Da Califórnia ao Alasca, a ilha norte da Nova Zelândia, a Costa Oeste dos EUA e a Columbia Britânica do Canadá também se ouviram alertas a população para se afastarem da costa e procurarem abrigo em locais mais altos.

Em entrevista ao New Zeland Science Média Center, o professor e pesquisador da Universidade de meio ambiente de Auckland, Shani Croni, que tem acompanhado erupções históricas, afirmou: “Este evento pode durar por semanas ou meses, e outras erupções semelhantes ao episodio atual de 15 de janeiro, são possíveis”

Croni informou que a erupção implicará em uma queda significativa de cinzas, alcançando até 10 centímetros no arquipélago de Há’ apaí e em Tongatapu. E que será preciso ajuda para reestabelecer o abastecimento de água potável. Encerrou orientando a população de Tonga a permanecer alerta para eventuais novos tsunamis de curto prazo.

 

Foto Destaque: Reprodução/ Instagram/tvohigginsoficial

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo