Educação

Volta às aulas: 4 dicas para preparar o seu filho para a rotina escolar

Elaborar um plano de retorno escolar adequado aos filhos e estar presente na rotina dos pequenos garante uma adaptação mais tranquila e saudável

02 Fev 2023 - 12h15 | Atualizado em 02 Fev 2023 - 12h15
Volta às aulas: 4 dicas para preparar o seu filho  para a rotina escolar Lorena Bueri

Janeiro, é sem dúvidas, o mês mais esperado pela criançada, por conta das férias. Mas os dias vão passando e gradualmente a rotina volta ao normal. Por isso, papais e mamães devem estar atentos e elaborar um plano adequado e funcional aos filhos, para que os pequenos se adaptem aos horários mais rapidamente e de forma natural.

E para que essa retomada seja mais tranquila, Miriam Sales, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, empresa que possui a missão de desenvolver habilidades incluindo uma abordagem socioemocional no dia a dia das escolas, para formar pessoas mais felizes, bem-sucedidas e que saibam viver em harmonia, dá dicas de como preparar as crianças para esse momento.

O período de adaptação é um momento que exige paciência e compreensão da família, seu filho pode iniciar o processo de adaptação escolar, seja pela primeira vez em um novo colégio ou até mesmo no que ele já estudava anteriormente. A criança, de repente, se vê no meio de pessoas que não conhece e também terá novas regras com as quais precisa conviver.

A criança está em constante desenvolvimento e precisa de auxílio, conselhos, acolhimento, amor e muito apoio, assim se sentirá segura e pronta para dar os próximos passos e enfrentar novos desafios. “Os pais mal conseguem conter o “frio na barriga” de imaginar seu filho tendo novas experiências, no entanto, agora chegou a hora pra valer, hora de você encorajar seu filho a ir para a escola! Se interesse pelas atividades, conquistas e dificuldades do seu filho e esteja disposto a ajudá-lo nessa jornada. Não deixe de proporcionar momentos de clareza e leveza”, observa Miriam Sales, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab.

Planejamento familiar: Converse com o seu pequeno sobre a nova rotina e os horários das atividades. Assim, com calma, ele irá entender a nova dinâmica e se adaptar. E não se esqueça, antes de retomar as aulas, proporcione um momento de descanso para que ele tenha bastante energia e disposição para a primeira semana de aula. As crianças enfrentarão o final das férias e irão para o colégio por muitos anos ainda. E isso não deve ser encarado como algo negativo! Por isso, aposte no reforço positivo ao falar sobre o retorno das aulas com os pequenos. “Faça um cronograma com as atividades escolares e pessoais com pelo menos 15 dias de antecedência e convide ele para participar desse momento, assim eles vão entrando no clima de volta às aulas”, explica Miriam. 

Converse sobre os próximos passos:  Um novo ano vem com novos objetivos e novas responsabilidades. Aproveite o momento e converse com o seu pequeno sobre sua evolução, conquistas e dificuldades e o ajude a voltar às aulas com mais confiança e compreensão. Escute-o com atenção e tente entender a relação com amigos e professores e realizar uma retrospectiva dos melhores momentos na escola.

Converse com a criança sobre o quando será importante esse momento para ela, a escola lhe trará a oportunidade de fazer novos amigos e adquirir novos conhecimentos. Faça uma contagem regressiva de volta às aulas, disponha um calendário e juntos vão anotando a data que se aproxima, sempre lembrando o quanto será bom o seu retorno escolar. “Isso facilitará para que o retorno seja mais prazeroso, trazendo expectativas mais positivas”, afirma a coordenadora.

Regule os horários: Com o clima de férias, é natural que as crianças passem a dormir e acordar mais tarde, porém, mesmo durante o período de descanso, é importante manter uma rotina matinal. A grande missão dos pais é colocar os filhos mais cedo para dormir, por isso antes mesmo das aulas começarem os responsáveis já devem ir acostumando as crianças a nova rotina, para que elas se adaptem de forma tranquila.

Para que essa transição ocorra de forma natural, organize os novos horários uma semana antes do retorno e defina as atividades no planejamento. No período, inclua a prática de exercícios físicos, passatempos ou mesmo passeios no período livre.

Priorize ou Crie um Momento em Família: Inclua uma nova prática familiar, como um dia da família, por exemplo, e esteja presente para propor, brincadeiras e descontração com a sua criança. Práticas como essas criam memórias afetivas, além de oportunizar novas histórias para compartilhar com seus colegas de classe. Com isso, você estimula e valoriza os momentos em família.

Os pais, com o retorno das aulas devem mostrar-se disponíveis para acompanhar o dia a dia escolar de seus filhos. Perguntando quais as novidades e ajudar nas lições de casa incentivando muito no interesse aos estudos. “Quando os pais não mostram interesse na vida escolar do filho, as crianças sentem e acabam desestimuladas. Por isso, estar “por dentro” da vida das crianças, não só na escola, como em todas as suas atividades, os motiva a gostar mais de tudo que faz”, finaliza Miriam Sales, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo