Politica

Vladmir Putin se torna o quarto líder de estado a receber ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional.

Em decisão que não chegou a surpreender, devido a ser especulada já desde o inicio da semana, o tribunal penal internacional deu voz de prisão ao presidente russo Vladimir Putin

18 Mar 2023 - 17h00 | Atualizado em 18 Mar 2023 - 17h00
Vladmir Putin se torna o quarto líder de estado a receber ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional. Lorena Bueri

Na ultima sexta-feira dia 17, Vladimir Putin foi alvo de uma voz de prisão no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, uma das principais motivações da voz de prisão foram os casos de sequestro de crianças ucranianas que vieram recentemente aos olhos do público, e com o governo russo se recusando a chamar o caso de sequestro, Putin também e investigado por cometer vários crimes durante a guerra da Ucrânia, como deliberadamente matar civis inocentes em meio a guerra.


Presidente da Corte Criminal Internacional fala sobre Vladmir Putin. Reprodução/Instagram/@internationalcriminalcourt


O governante russo, se tornou assim o quarto líder de estado a receber voz de prisão pelo tribunal, sendo eles o presidente sudanês Omar al-Bashir, o líder líbio Muamar Kadafi e o ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo. Al-Bashir e Gbagbo, todos eles chegaram a ser efetivamente presos.

De acordo com o TPI, as violações ocorrem desde a explosão da guerra na Ucrânia, sendo que os magistrados consideraram seriamente a emitir mandados secretos, porem acharam que uma divulgação publica poderia, contribuir com a prevenção de outros possíveis crimes, sendo já era de conhecimento publico desde o começo da semana que a ordem poderia sair a qualquer momento.

Moscou por sua vem negando constantemente que violou os direitos humanos ou mesmo que cometa crimes de lesa-humanidade (crimes contra a humanidade), desde que começou o que eles têm chamado de “operação militar especial” na Ucrânia.

Logo após o anuncia do TPI, a porta voz do Chancelaria, Maria Zakharova, reiterou que a Rússia não reconhece a jurisdição do TPI, “As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm nenhum significado para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, escreveu ela. “A Rússia não é parte do Tratado de Roma do Tribunal Penal Internacional e não tem nenhuma obrigação sob ele”.

Porém é sabido que por mais que Putin nesse momento possa não ser preso, a condenação pode causar problemas para ele no futuro, pois visitar a outros pais devem mas limitadas e difíceis, devido ao risco de extradição caso vá para algum país onde o TPI tem jurisdição.

Foto Destaque: russian_kremlin. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo