Beleza

Vitamina B3: Saiba o que é e como os especialistas apontam

Com o inverno se aproximando, algumas medidas preventivas de cuidados diários precisam ser tomadas. Veja a como a Niacinamida pode ser uma ótima aliada na saúde e nos cuidados com seu cabelo de forma prática.

08 Jun 2022 - 18h58 | Atualizado em 08 Jun 2022 - 18h58
Vitamina B3: Saiba o que é e como os especialistas apontam Lorena Bueri

A época do ano mais fria está chegando! Veja como a Niacinamida pode ser uma ótima aliada nos cuidados com seu cabelo.

Vitamina B3, Niacinamida ou Niacina, ela pode ser chamada de diversas formas, mas fato é que ela está ganhando fama e vem sendo amplamente utilizada na composição dos produtos capilares. Por já ser uma velha conhecida da indústria de cosméticos e estar presente há muito tempo na formulação de produtos para a pele, a sua recente presença nos itens de beleza para cabelos, já tem o conhecimento de especialistas no âmbito da saúde dermatológica e divide opiniões com relação à sua eficácia no uso para fins capilares.


Lavagem na frequência correta. (Foto/Reprodução: Selecoes.com/Ridofranz/Istock)


Os sintomas da falta de Niacina incluem indigestão, vômitos, cansaço, indisposição, feridas na pele ou no coro cabeludo e até mesmo depressão. Estes sintomas são facilmente encontrados quando há deficiência ou doenças completamente diferentes ao baixo nível de vitamina B3 em uma pessoa, portanto, dificilmente alguém pode dizer que está com pendência na composição sanguínea desta proteína sem fazer algum exame de sangue, sendo a maneira mais fácil de verificar isso. Os estudos apontam que o alcoolismo é um dos fatores preponderantes para a deficiência da niacina, por isso, indivíduos que fazem o uso constante de bebidas alcoólicas devem ter atenção redobrada.

É praticamente um consenso médico que medicamentos só devem ser utilizados quando houver necessidade e não é diferente com a Niacina. Embora ela esteja sendo amplamente utilizada na indústria dos cosméticos e, atualmente, ganhando ênfase na utilização dos produtos capilares, há quem diga que a sua presença nesses séruns, loções e hidratantes seja dispensável, ou seja, “não é a niaciamida que vai potencializar a ação desses produtos” - ressalta o médico e tricologista Luciano Barsanti.

Mas é claro que existe também uma grande vertende de especialistas que são a favor da sua utilização nos produtos capilares, não é a toa que ela está ganhando larga escala na produção, não obstante, existem algumas ressalvas importantes de serem observadas. Para Fabiane Brenner, médica dermatologista e especialista no tratamento de cabelos, a vitamina pode ser usada sim, de forma tópica, diretamente no couro cabeludo, quando há a deficiência da mesma causando distúrbios no crescimento de fios saudáveis. Mas ela ratifica que, o seu uso diretamente nos fios, a fim do embelezamento e da retirada do frizz capilar, não é comprovado cientificamente. 

Ademais, o médico Luciano Barsanti, presidente da sociedade brasileira de tricologia e atual diretor do instituto do cabelo, corrobora com as indicações de Brenner, segundo ele a vitamina auxilia no trato do bulbo capilar, tornando-o mais nutrido de saudável.

 

Foto/Destaque: Mulher passando spray de Niacinamida no cabelo. Reprodução: Seleçoes.com/ Spukkato/ Istock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo