Cinema/TV

Viola Davis fala sobre racismo "Essas micro agressões acontecem o tempo todo"

A atriz concedeu uma entrevista a revista Variety e contou sobre o racismo que sofreu quando mais nova e informou que a presença de atores negros em novas produções ainda é limitado.

21 Mai 2022 - 17h45 | Atualizado em 21 Mai 2022 - 17h45
Viola Davis fala sobre racismo 'Essas micro agressões acontecem o tempo todo' Lorena Bueri

Viola Davis esteve no Festival de Cannes 2022 e concedeu uma entrevista a revista Variety e revelou episodio de racismo quando mais nova e informou que a cor da pele ainda influencia na hora da escolha do personagem.

A vencedora do Oscar relatou o racismo que sofreu por um dos diretores de Hollywood. “Tive um diretor que fez isso – racismo - comigo. Ele disse: ‘Louise” Eu o conhecia há 10 anos e ele me chamava de Louise e descobri que é porque o nome da empregada dele é Louise”. Eu tinha cerca de 30 anos na época, então foi há algum tempo. Mas o que você precisa perceber é que essas micro agressões acontecem o tempo todo"

Viola comentou também que mesmo com a escala de alguns atores negros em grandes produções, o número de oportunidades  ainda permanece pequena. Se eu quisesse interpretar uma mãe que vive com a família num bairro pobre e teve o filho membro de uma gangue assassinado, eu poderia fazer isso. Se eu interpretasse uma mulher que está tentando se reencontrar fazendo uma viagem a Nice e dormindo com cinco homens aos 56 anos, olhando para mim, eu teria dificuldade de conquistar esse papel, mesmo sendo a Viola Davis." , e completou dizendo “Muitas dessas coisas são baseadas na raça. Sejamos honestos. Se eu tivesse as mesmas feições e fosse cinco tons mais clara, seria um pouco diferente. E se eu tivesse cabelos loiros, olhos azuis e mesmo um nariz largo, seria ainda mais diferente do que agora."



A atriz foi protagonista  da série  'How To Get Away With Murder', e usou como exemplo que mesmo antes , durante ou depois da série a presença de atores negros em produções de Hollywood ainda permanecem limitadas. “Sei que desde quando saí de How to Get Away With Murder não vejo muitas mulheres de pele escura em papéis principais na TV e nem mesmo em serviços de streaming. E isso se liga à ideologia, ao éthos e à mentalidade, e isso está falando em abstrato. Por que você não está contratando uma mulher de pele escura quando ela entra na sala e você diz que ela te surpreende? Crie espaço e narrativa para ela, para que, quando ela prosperar, não prospere apesar de sua circunstância, mas prospere por causa de sua circunstância”, disse Viola, que hoje tem 56 anos de idade.

Viola Davis é uma das atrizes mais requisitadas de Hollywood, a artista foi  vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante no Golden Globe 2017 por seu trabalho em “Fences” e no mesmo ano vencedora do Oscar.

Foto destaque: viola Davis. (Reprodução/Christophe Simon/AFP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo