Notícias

Vice-secretária dos EUA fala sobre suposta invasão russa na Ucrânia

Secretaria dos EUA Wendy Sherman fala sobre a possível invasão Russa na Ucrânia em fevereiro. O conflito histórico vem se desdobrando para um final não tão pacífico.

26 Jan 2022 - 20h50 | Atualizado em 26 Jan 2022 - 20h50
Vice-secretária dos EUA fala sobre suposta invasão russa na Ucrânia  Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (26), a vice secretaria de estados dos Estados Unidos da América Wendy Sherman afirma que a Rússia cogita em usar sua “força militar” para invadir e atacar a Ucrânia, se não tiver um acordo Wendy imagina que o ataque pode ser realizado até fevereiro. Cerca de 100 mil de soldados russos estariam de prontidão para um ataque a fronteira da Ucrânia.  


Soldados russos em treino para a comemoração do dia da Vitória (9 de maio) (Foto: Reprodução/EPA/ANATOLY)


Wendy afirma que “a decisão” de Putin ainda não é definitiva e em conferência virtual da Yalta European Strategy disse: "Não sei o que passa pela cabeça do presidente Putin. Só tem uma pessoa que sabe e é o próprio presidente Putin, o futuro europeu da Ucrânia". "Acredito que até as pessoas que o cercam não sabem o que fará no final".  

Esse conflito vem de muito tempo antes dos meios de comunicação. Em 988 D.C., com a chegada do príncipe Vladimir que governou o “Rus de Kiev”, sendo “Rus” a aristocracia da escandinava da Europa oriental e “Kiev” sendo a atual capital da Ucrânia. O “Rus de Kiev” era uma confederação de tribos eslavas, que hoje é o ancestral medieval tanto da atual Rússia, da Ucrânia e da atual Bielorrússia. E por conta do nome a Crimeia (Rus de Kiev), pertence tanto aos russos quanto aos ucranianos.  


Xi e Putin: Putin qualificou a visita de "importante acontecimento nas relações bilaterais" (Foto: REUTERS/Sergei Karpukhin/Reuters)


E em todo esse período passaram por diversas guerras principalmente de russos contra turcos (século XVI ao XIX). Depois da vitória e anexação a Crimeia foi russa até 1991, mas foram derrotados na Guerra da Crimeia por uma coalizão turco-europeia. E em meio a tanta guerra em 1954 por motivos administrativos foi passada da Rússia para a Ucrânia e em 1991 a Ucrânia declararia independência e levaria a Crimeia junto. 

Outro problema é a chegada dos jogos olímpicos em Pequim que terá início em fevereiro, data especulada sobre o ataque, que não agradariam o presidente Xi Jinping, que gosta da relação entre a China e Rússia que pode se tornar um empecilho no possível rumo. 

 

Foto Destaque: Conflito entre EUA e Rússia. Reprodução/Denis Balibouse/Pool/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo