Notícias

Vice-presidente ri sobre investigação de tortura durante ditadura: "Apurar o quê? Vai trazer os caras do túmulo de volta?"

O general da reserva e vice-presidente, Hamilton Mourão riu da possibilidade de uma investigação sobre as torturas cometidas por militares durante a época da ditadura

18 Abr 2022 - 18h30 | Atualizado em 18 Abr 2022 - 18h30
Vice-presidente ri sobre investigação de tortura durante ditadura: 'Apurar o quê? Vai trazer os caras do túmulo de volta?' Lorena Bueri

O general da reserva e vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos) riu da possibilidade de uma investigação sobre as torturas cometidas por militares durante a época da ditadura. Nesta segunda-feira (18), conversou com jornalistas na entrada do Palácio do Planalto.  

Mourão foi questionado sobre os áudios que foram divulgados ontem pelo blog de Miriam Leitão no jornal O Globo, os quais mostram as sessões do STM (Superior Tribunal Militar). Durante as gravações, a opinião dos ministros não é unânime, alguns dizem que as denúncias de torturas devem ser apuradas, no entanto, outros duvidam da palavra dos acusados. 


Vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


"Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras do túmulo de volta?", afirmou Mourão, rindo. Não ficou claro se ele se referia aos torturadores ou aos ministros do STM, ao dizer que eles já morreram.

De acordo com Carlos Fico, historiador da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o STM gravou as sessões de 1975 a 1985. São cerca de 10 mil horas de áudio e as gravações foram obtidas por meio da decisão do STF no ano de 2015. 

"História, isso já passou, né? A mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. Passado, faz parte da história do país", disse o General da reserva Hamilton Mourão, vice-presidente da República. 

Vale ressaltar que Mourão tem hábitos de defender o golpe militar de 1964 que resultou na instauração de uma ditadura no Brasil. No mês passado, escreveu em sua rede social que em "31 de março de 1964 a Nação salvou a si mesma". O Brasil viveu por 21 anos, os momentos mais duros de sua história. O período foi marcado por torturas e ausência dos direitos humanos, além de, ataque à imprensa e bauxa representação política e sindical. 

"Essas revelações mostram que o trabalho com o nosso passado mal começou. A Comissão da Verdade foi um grande passo. Mas ainda há um enorme caminho a percorrer. Por isso, a Comissão de Direitos Humanos do Senado pedirá acesso aos áudios e tomará as devidas providências", disse o senador Humberto Costa em seu Twitter.

Seguem analisando o teor dos áudios, descobrindo e analisando os trechos que compõe cada uma das gravações. 

Foto destaque: Mourão. Reprodução/AFP Photo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo