Notícias

Viasat lança primeiro satélite com internet para todo o continente americano

A empresa de telecomunicações realizou o primeiro lançamento efetivado do primeiro dos três satélites que de juntos, de acordo com a empresa, levarão internet para praticamente qualquer lugar do planeta.

01 Mai 2023 - 19h20 | Atualizado em 01 Mai 2023 - 19h20
Viasat lança primeiro satélite com internet para todo o continente americano Lorena Bueri

O satélite foi lançado este domingo (30) na Flórida, em uma base no Cabo Canaveral. O objeto foi levado ao espaço pelo foguete Falcon Heavy, uma das naves da SpaceX, que tem como fundador o CEO da Tesla, proprietário do Twitter, o bilionário Elon Musk.  

O lançamento do objeto foi adiado três vezes consecutivas devido a condições climáticas não favoráveis. O envio do satélite aconteceria na quarta-feira, dia 26 e depois no dia 27 e a última tentativa falha foi na sexta-feira (28). Porém só veio de fato acontecer no dia 30 de abril. 

A proposta da empresa é lançar três satélites, nominados por Visat-3 para cobrir e atender boa parte do planeta. O primeiro, já lançado, tem como objetivo cobrir os países do continente americano. O equipamento tem alcance de 1 terabit por segundo (Tpbs) e é para um equipamento do tipo, o maior em capacidade de tráfego do mundo. 

Os outros dois satélites que compõem o projeto da empresa de comunicações serão destinados a outros continentes e regiões distintas. Com previsão para ser lançado ainda no ano de 2023; o segundo satélite cobrirá o Oriente Médio, África e Europa. 

O terceiro contemplará a região Ásia- Pácifico, porém ainda não tem prazo confirmado pela empresa sobre o seu lançamento. 

 


 

Lançamento do primeiro satélite da Visat-3. (foto/reprodução: Youtube da SpaceX)


De acordo com a Visant, o satélite irá se desprender do foguete e fará a implantação dos painés solares, para se posicionar na órbita terrestre. Após essas etapas, será possível que o serviço chegue até os consumidores. 

Os satélites Visat-3 ficarão a 36 mil quilômetros da Terra e cobriram, cada um, um terço do globo terrestre. Os equipamentos têm previsão para operar por cerca de 15 anos no espaço. 

A vantagem de usar três satélites será que eles poderão trabalhar em ‘conjunto’, mesmo um não dependendo do outro para entregar seus serviços para as regiões pré definidas. 

No caso do setor de aviação, as companhias aéreas poderão utilizar apenas um serviço de internet, o da Visant, durante viagens de um continente para o outro, sem ocorrem problemas de conexão ou ser necessário que a rede seja alterada. 

 

Foto Destaque: Lançamento do primeiro satélite da Visat-3 gravado ao vivo pela SpaceX.  Reprodução/Youtube.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo