Saúde

Venda de cerveja não alcoólica tem crescido nos últimos anos

Cerveja ‘sem álcool’ trazem o nível alcoólico de até 0.5% do volume da bebida, diferente das intituladas ‘zero álcool’, esta categoria traz 0.05% da substância.

16 Abr 2022 - 16h30 | Atualizado em 16 Abr 2022 - 16h30
Venda de cerveja não alcoólica tem crescido nos últimos anos  Lorena Bueri

A preferência nacional em bebida alcoólica, a cerveja, mantém soberana nos eventos sociais, como happy hour com os colegas de trabalho, até o churrasco de fim de semana com amigos e familiares. Para não perder o podium, nos últimos anos, as cervejarias têm percorrido um longo caminho em busca de novas fórmulas que trouxesse novos sabores, cores e promessas para seus consumidores.

Ganhando espaço nas prateleiras as bebidas em tituladas ‘sem álcool’ trazem, por lei, o nível alcoólico de até 0.5% do volume da bebida, diferente das intituladas ‘zero álcool’, esta categoria traz 0.05% da substância. Em 2019 a 2021, o consumo de bebidas alcoólicas dobrou chegando a 260 milhões de litros vendidos, segundo aponta o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

A fabricante desse segmento que tem se destacando no mercado é a Heineken. “(...)nossa bebida 0.0 pode ser uma ótima aliada do público que não deseja os efeitos do álcool no momento do consumo”. Segundo a engenheira de alimentos Marina Ferreira, o produto que chega no mercado traz 0.03% de álcool em uma garrafa long neck com 69 calorias metade das garrafas tradicionais. As bebidas versão zero álcool ou lights tem ganhado mercado entre o público que se preocupa com a saúde e não querem abrir mão do sabor, pois o valor energético de uma cerveja está diretamente ligado com seu teor alcoólico.


Novas opções de cerveja disponiveis no mercado. (Foto: Reprodução/ Jacobs Stock Photography/ Getty Images)


O médico Mario Kehdi Carra, diretor do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) enfatiza: “A cerveja é como se fosse um pão líquido. Não havendo exagero, do ponto de vista nutricional ela pode ser melhor que um refrigerante ou um suco industrializado”.

O principal desafio é convencer os mais ‘ortodoxos’ a experimentar as novas receitas trazidas pelas cervejarias, conservando o sabor mais próximo ao original, mantendo os ingredientes clássicos como água, malte, levedura, cereais e lúpulo. Técnica de destilação a vácuo deixa o gosto da cerveja mais parecida com a tradicional, usada pela Cervejaria Heineken.

Outro nicho de mercado que tem recebido adeptos são as bebidas low carb, onde o teor alcoólico é preservado, mas há diminuição do carboidrato. Aqui, a técnica utilizada vem por meio de uma enzima que é capaz de consumir o açúcar, esta tática reduz o nível de carboidrato quase à zero.

E um terceiro tipo dessas cervejas ‘diferentonas’, são as sem glúten: destinado às pessoas que não digerem proteína, doença celíaca. Vários tipos de cereais são usados para a fabricação especial desta bebida. Apesar de contornar as inconveniências o consumo moderado continua valendo, mesmo com bebidas de teor reduzido.

De acordo com psiquiatra Arthur guerra, Presidente executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) as bebidas tradicionais tiveram aumento de 13% nas vendas desde 2019, ultrapassando 14 bilhões de litros, 54 vezes maior do que as não-alcoólicas; este crescimento foi acarretado pelo efeito pandemia.

Para conhecer melhor o produto consumido é importante checar embalagem, tanto para saber o teor alcoólico como os ingredientes ali composto, e identificar o selo de certificação. Não há contraindicação médica no consumo de cerveja isso quando a moderação. Evidências recentes da literatura científica comprovam a proteção cardiovascular segundo a nutricionista Rosana Perin, que pesquisa sobre o assunto há 35 anos: “A cerveja tem propriedades antioxidantes que vêm dos seus polifenóis. Associados a um estilo de vida saudável, eles ajudam a reduzir o risco de doenças como as do coração”.

 

Foto Destaque: Cerveja é a favorita nacional das bebidas alcoólicas. Reprodução/ Adobe Stock

VEJA TAMBÉM

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais  Lorena Bueri

Comitê americano dificulta ações da Polícia Federal para coibir perfis envolvidos em milícias digitais 

O Comitê de Assuntos Judiciários dos Estados Unidos é composto por maioria de parlamentares que são contra solicitações do Ministro Alexandre de Moraes, o que dificulta o trabalho da Polícia Federal
Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne Lorena Bueri

Belo viaja com Thiaguinho após boatos de separação com Gracyanne

Belo foi visto no aeroporto do Rio nesta quinta feira (18) acompanhado do também cantor Thiaguinho. Segundo sites , o cantor que é casado há 16 anos com Gracyanne Barabosa estaria com o casamento chegando ao fim. Conforme fontes próxima ao casal, ele
Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias Lorena Bueri

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Modelo abre o coração em nova ação de Dia das Mães
Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis Lorena Bueri

Presidente-executivo da Petrobras nega alterações em preços de combustíveis

O preço do Brent, referência global do petróleo, oscila bastante este mês, quando chegou a atingir a cotação máxima impactado pelas tensões entre Israel e Irã
Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa Lorena Bueri

Atalanta é derrotado por Liverpool, mas se classifica para às semifinais da Liga Europa

Time italiano sofre derrota em segundo jogo pelas quarta de final da Liga Europa, mas se classifica para com placar agregado da primeira partida
Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry Lorena Bueri

Karol G é confirmada para Rock in Rio 2024 no mesmo dia de Katy Perry

A cantora se apresenta no "Dia delas", que também terá participação de Iza, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e Cyndi Lauper. A colombiana também já tem show marcado em São Paulo
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo