Bem Estar

Veja três hábitos para você ter disposição ao acordar

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descrevem três importantes práticas para acordar com bom humor e disposição

12 Dez 2022 - 16h05 | Atualizado em 12 Dez 2022 - 16h05
Veja três hábitos para você ter disposição ao acordar Lorena Bueri

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e divulgado pela Revista Nature estipulou os fatores mais impactantes para ter disposição logo que acordar pela manhã.

O trabalho contou com a participação de 883 pessoas, em sua maioria, irmãos gêmeos, com duração de duas semanas, com o objetivo de garantir que a adversidade não vem da genética, e sim em quatro condições alheias: quantidade e qualidade do sono ao longo da noite, atividades físicas no dia anterior, café da manhã rico em carboidratos e menor resposta de glicose depois da refeição.

“É importante ressaltar que, de uma perspectiva interventiva, todas essas três categorias são amplamente modificáveis e, portanto, representam oportunidades realistas de estilo de vida, ou alavancas interventivas, que podem ajudar como um indivíduo acorda todos os dias e mantém esse estado de alerta”, comenta os pesquisadores.

 

Sono

Um sono de qualidade auxilia o organismo a exercer as principais funções restauradoras do corpo, especialistas recomendam dormir em média 8 horas por dia, sem interrupções. 

Além disso, o descanso ajuda a eliminar a adenosina, substância química que, se acumulada, nos causa a sensação de cansaço.

 

Atividade Física

A prática de pelo menos uma atividade física no dia anterior é bastante benéfica para garantir maior disposição quando acordar.

Marcio Atalla, professor de educação física, pós-graduado em nutrição e colunista do Globo, explica que com base nos estudos da neurociência, uma sessão de exercício é capaz de manter o estado de alerta mais aplicado, com maior nível de atenção e melhor concentração, nas 24 horas seguintes, o efeito também se aplica até para pessoas com sinais de sedentarismo.

“Qualquer especialista reforça a importância da atividade física para dormir bem. Então, o exercício atua em duas vias: na melhora desse estado de alerta e na melhoria do sono”, comenta Marcio.

 

Alimentação

Depois de horas de sono, seu corpo necessita de uma refeição, por essa razão, o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. Sendo assim, ela deve ser rica em carboidratos para gerar maior disposição.


Café da manhã (Foto: Reprodução/Jan Vasek/Pixabay)


No entanto, a nutricionista Priscilla Primi reitera que não são todos carboidratos que trarão esse benefício, apenas os de baixo índice glicêmico.

“O carboidrato traz ânimo, afinal é o nutriente que fornece energia imediata. Ele é metabolizado em glicose, que vai para dentro da célula e gera energia. Rapidamente você se sente bem. Por isso há essa reação de se sentir renovado. Mas se tiver alto índice glicêmico, assim como provoca o pico, rapidamente gera uma queda. Isso faz com que a pessoa sinta mais vontade de comer carboidrato, e fique com fome mais rápido”, esclarece a nutricionista.

Foto Destaque: Pessoa despertando (Reprodução/Victoria Model/Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo