Saúde

Veja quais são os sintomas da gripe aviária em humanos

Vírus pode ser transmitido em contato com aves doentes ou superfícies infectadas. Dores musculares e diarréia estão entre os sintomas. Ainda sem vacinas disponíveis.

28 Mai 2023 - 13h35 | Atualizado em 28 Mai 2023 - 13h35
Veja quais são os sintomas da gripe aviária em humanos Lorena Bueri

Os sintomas da gripe aviária em humanos são parecidos aos da gripe comum, incluindo febre, tosse e dores musculares. Embora a doença afete principalmente as aves, o vírus influenza H5N1 pode infectar outros animais e também ser transmitido aos seres humanos. A sigla refere-se à hemaglutinina (H) e à neuraminidase (N). Em humanos o estado do paciente pode sofrer uma evolução grave, sendo influenciada pela saúde geral do indivíduo. É importante ressaltar que o acesso oportuno ao atendimento médico desempenha um papel fundamental e pode afetar significativamente as perspectivas de recuperação.

A transmissão da gripe aviária ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas e superfícies contaminadas por elas. É de grande importância adotar medidas de prevenção, como evitar o contato com aves doentes, higienizar as mãos regularmente e seguir as orientações da saúde pública para reduzir o risco de transmissão. A Organização Mundial de Saúde (OMS), declara, “O vírus não infecta humanos facilmente e a transmissão de pessoa para pessoa parece ser incomum”. No entanto, a população precisa começar a adotar medidas preventivas. “É improvável que uma ave criada para consumo de carnes ou ovos, em escala industrial, chegue a ser infectada, pois há um rigor na qualidade. Já as granjas menores, com produção para consumo próprio com animais criados em ambientes não controlados, podem sofrer com a contaminação”, disse o médico infectologista e diretor da Inspirali, Evaldo Stanislau


Vigilância/GettyImages/Reprodução


Mas um ponto importante é que, com o preparo adequado da carne, o risco é minimizado. De acordo com a OMS, “Não há evidências de que a doença possa ser transmitida às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos”. 

 

Quais são os sintomas

Febre alta; 

Tosse;

Falta de ar; 

Dores musculares; 

Fadiga intensa; 

Gastrointestinais;

Insuficiência respiratória aguda;

Dor de garganta;

Diarreia.

Medicamento

O oseltamivir (Tamiflu) é um medicamento antiviral que reduz a gravidade da doença, conforme orientado pela OMS. O zanamivir (Relenza) é recomendado pelo NHS do Reino Unido. No momento, não há vacinas disponíveis para proteção contra a gripe aviária.

Foto destaque: Virus da gripe aviária/Correio/Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo