Turismo

Veja dicas para programar viagens de até 4 dias em feriados prolongados de 2023

Confira como planejar suas viagens em 2023, ano em que contará com sete feriados nacionais e prolongados, com algumas dicas com prazos para organizar passeios e se preparar para relaxar

21 Dez 2022 - 18h31 | Atualizado em 21 Dez 2022 - 18h31
Veja dicas para programar viagens de até 4 dias em feriados prolongados de 2023 Lorena Bueri

2023 está chegando e com ele, vem aí sete feriados nacionais prolongados, a temporada perfeita para fazer pequenas viagens. Mas a melhor maneira de economizar e não passar por problemas é organizá-los agora e já anotar as datas na agenda.

Em 2023, irá ter sete feriados, todos entre quinta e segunda-feira e para ajudar nos preparativos confira dicas para o planejamento bem-sucedido de uma viagem nacional de até 4 dias e recomendação de prazos para organizar passeios.

Primeiramente, é importante saber que o ideal é planejar as viagens pelo menos 15 dias antes, principalmente para poder conseguir preços melhores e não sofrer com imprevistos. Além disso, caso a viagem ser feita com avião, para comprar as passagens áreas, o recomendado é confirmar de 30 a 60 dias antes. Caso o destino estiver mais ou menos a 200km de distância, o passeio de carro até o local pode ser válido.

Confira aqui dicas e prazos para programas suas viagens e ser um viajante precavido:

 1- Visitas a grandes centros

Segundo Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo do Fecomércio de São Paulo, os turistas de pequenas cidades que vão para destinos mais badalados devem organizar os passeios com até 15 dias de antecedência, caso planeja visitar os grandes centros da cidade.

Umas opções agitadas para conhecer são hotéis elegantes, galerias de arte, bares com estilos diferenciados, destinos culinários, entre outras.


Bar Season One Arts&Bar em São Paulo com temática de filmes e séries (Foto:Reprodução/Facebook Season One Arts&Bar)


2- Destinos que oferecem o bem-estar e a natureza

Um dos tipos de turismo que vem crescendo é o eco-turismo e por isso, para quem busca dar uma escapada da rotina cansativa, ir para destinos que tenha contato com a natureza e espaços para atividades físicas é uma boa opção.

A recomendação é ficar atento a promoções na internet para aproveitar as opções. “Cada vez mais hotéis trazem maior comodidade como spa, piscina, hidromassagem, restaurante, pistas de corrida, esporte, aproveitando a natureza do local”, diz Mariana.

Hospedagens que possuem instalações luxuosas em áreas de contato com a natureza também surgem na ideia para relaxar. É possível encontrar esses espaços no interior e área serrana de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul e o ideal é fazer reservas com 90 dias de antecedência, pois geralmente as vagas são limitadas.


Casa Flutuante na represa de Joanópolis, em São Paulo. (Foto: Reprodução/Divulgação/Altar.br)


3- Destinos tropicais

Em viagens nacionais para lugares de praia, é recomendado ficar atento aos sites de buscas de hospedagens para planejar a viagem com mais agilidade, além de conseguir hotéis que oferecem atividades para família e aceitarem a entrada de pets.

Uma tendência que vem crescendo entre os viajantes é a reserva de imóveis. De acordo com um levantamento do Airbnb, aplicativo popular de reserva de casas, feito entre maio e setembro para o verão de 2023, os destinos de praia, com piscinas e surf estão entre as locações mais reservadas. É recomendado planejar essas viagens com 30 dias de antecedência.


Casa tropical perto da praia com disponibilidade de praticar o surf disponível para aluguel. (Foto:Reprodução/Divulgação/Airbnb)


4- Festas populares e Minicruzeiros

Uma dica valiosa é verificar se há eventos paralelos no destino, pois pode ser que as atrações atrapalhem no roteiro e no orçamento da viagem. Por exemplo, agências de turismo podem lançar pacotes com preços diferenciados para grandes eventos como o Carnaval com até 1 ano de antecedência.

Além disso, os Minicruzeiros também é uma opção para os viajantes. As tarifas são geralmente mais baratas nas cabines internas sem janela. É importante verificar as condições e serviços incluídos na tarifa antes. A recomendação é monitorar essas ofertas antes da reserva.


Carnaval em Salvador com trio elétrico da cantora Ivete Sangalo. (Foto: Reprodução/Fred Pontes)


5- Passagens e Meio de Transporte

Para escolher um meio de transporte deve levar em consideração a acessibilidade das atrações, despesas com estacionamento, trânsito e condições climáticas. O ideal é pesquisar sobre a região e saber como é o destino na época em que é pretendido de realizar a viagem.

Em viagens que vá utilizar o avião, o indicado é comprar as passagens áreas com uma antecedência de 30 a 60 dias. Além de dar preferência a voos com trechos rápidos e aeroportos com fácil acesso aos destinos.

Para viajar de carro, o ideal é escolher trajetos curtos, entre 100 e 200 km, com acessos mais tranquilos e deve verificar as vias de acesso até os pontos turísticos.

Por fim, em viagens de ônibus, é necessário escolher roteiro e evitar ônibus que vai parando em vários locais. As passagens em véspera de feriado tem maiores chances de serem achadas, já que as empresas aumentam a frota para atender o público.

 

Foto Destaque: Imagem do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Reprodução/Instagram/Gru Airport SP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo