Saúde

Veja dicas de como fugir dos problemas estomacais neste fim de ano

Especialista dá dicas de como prevenir queimação, má digestão e refluxo nas festividades

27 Dez 2022 - 20h15 | Atualizado em 27 Dez 2022 - 20h15
Veja dicas de como fugir dos problemas estomacais neste fim de ano Lorena Bueri

Fim de ano chegou e, com ele, as comilanças características da época. Quebra na rotina, refeições fartas e comidas muito pesadas próximas ao horário de dormir podem ocasionar alguns problemas estomacais, entre eles azia, refluxo ou má digestão. É preciso, neste momento, saber o que fazer para melhorar o desconforto, e se possível, evitá-lo.

O médico gastroenterologista Rodrigo Aires de Castro, do Hospital Anchieta de Brasília, relembra que durante os comuns exageros entre Natal e Ano Novo, pessoas que não sofrem de doenças gástricas de forma crônica, também podem ser afetadas por elas. O cuidado deve ser redobrado.

“Essas semanas que vamos passar entre dezembro e janeiro marcam, para a maioria das pessoas, um tempo de festejar. Então, normalmente, elas tendem a aproveitar mais, dormir em horários desregulados e desfrutar de comidas e bebidas. No entanto, esses abusos podem ocasionar alguns desconfortos após as festas”, conta o especialista.

A queimação no estômago (azia) recorrente da Doença do Refluxo Gastroesofágico, má digestão, sensação de estômago cheio, náuseas, vômitos, diarréias ou outras possíveis patologias que acontecem pela imoderação de comidas e bebidas, podem ser evitadas por meio de bons hábitos alimentares, hidratação e prática regular de exercícios físicos.

Confira as dicas:

1- Não pule refeições

Quem nunca pensou em passar um tempo maior sem se alimentar, para poder se esbaldar durante uma festa ou jantar? Essa prática é a receita perfeita para grandes exageros e, consequentemente, uma alimentação feita em excesso que ocasiona em desconfortos futuros. Em vez disso, opte por alimentos leves durante o dia, como saladas, verduras e frutas, evitando alimentos muito gordurosos e processados.

2- Não coma emocionalmente

Em momentos sociais, não raramente, as pessoas são levadas pela empolgação e pela variedade de alimentos ali presentes e acabam “comendo com os olhos”. Coma em pequenas porções e vá repetindo caso sinta necessidade. Lembre-se de se alimentar conscientemente aproveitando o momento e saboreando cada mordida. Pensar no que não comeu ainda faz com que leve ainda mais tempo para a sensação de satisfação.

3- Cuidado com as bebidas e escolha bem os seus alimentos

Bebidas alcoólicas com moderação, escolher opções menos calóricas, com baixa quantidade de açúcares e conservantes são indispensáveis para quem busca manter o equilíbrio sem deixar de desfrutar de momentos divertidos com familiares e amigos. Seja responsável quanto ao uso de álcool e se possível o evite.

“Ainda em relação aos excessos de fim de ano, sentir uma secura ou amargor na boca no dia seguinte, pode apontar a falta de hidratação do corpo. Então é bastante importante lembrar de beber bastante água, principalmente após os exageros”, completa o médico.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo