Mundo Pet

Veja dicas de como dar banho em seu pet em casa

Com a insegurança e o preço alto de alguns pet-shops, o tutor vem buscando outras alternativas para cuidar de seu pet. Confira algumas dicas de como dar banho em seu bichinho de estimação

02 Mai 2023 - 18h45 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 18h45
Veja dicas de como dar banho em seu pet em casa Lorena Bueri

A preocupação com cuidados e higienização dos pets fazem parte do dia a dia do tutor. Com o aumento de denúncias de maus-tratos em pet-shops, a insegurança de deixar seu bichinho de estimação se faz cada vez mais presente, além disso, alguns pet-shops apresentam um preço “salgado” para o cuidado dos pets.

Sendo assim, é necessário que o tutor coloque a mão na massa para ter tal cuidado com seus bichinhos de estimação. Fazendo adaptação de um chuveiro ou tanque para dar banho no seu cão. É bom relembrar que pele e pelos limpos reduzem os ácaros e as doenças de pele que os bichos mais peludos podem desenvolver após ficaram semanas sem cuidados higiênicos.

Confira algumas dicas de cuidados: 

 

Não deixe seu animalzinho sozinho

O tutor deve ter em mente que não pode deixar seu cão sozinho no local do banho, principalmente se seu pet for de porte pequeno e estiver em um local alto. Antes de partir para o banho, prepare o lugar com todos os objetos/acessórios necessário para o banho.

Local do banho

Se o cachorro for de porte pequeno é recomendado que use o chuveirinho ou até mesmo uma bacia. O importante é fazer seu pet se sentir seguro, sem riscos de escorregar ou de levar algum tombo.

Alguns especialistas recomendam o uso de adesivos de chão (antiderrapantes). O tutor também pode optar por uma toalha mais grossa ou pedaço de carpete. Se seu pet não sentir as pernas firmes, a hora do banho pode ir de ralo abaixo.

Algodão

É sempre bom lembrar de usar algodão nos ouvidos do animalzinho na hora do banho, Isso se o tutor não tiver o costume de dar banho em seu pet, fazer o uso do algodão pode ser muito prudente.


Labrador tomando banho (Foto: Reprodução/iStock)


Aparadinhas

Se for necessário aparar um pouco o pelo das patas, “bigode” ou do bumbum de seu pet, faça antes do banho, Os movimentos devem ser feitos com segurança e firmeza, se não tem esse tipo de domínio, o correto é leva-lo em um profissional para que não aja nenhum tipo de problema.

Temperatura da água

Segundo especialistas, alguns pets tendem a se sentir melhor recebendo água ligeiramente mais fria do que morna. Outro detalhe é a estação do ano, em dias não tão frios evite o uso de água com temperatura muito alta, o uso de água com temperatura muito alta pode ressecar os pelos e a pele do pet.

Não tenha pressa e use movimentos suaves

É importante fazer seu bichinho se sentir seguro ao seu toque, fazendo com que o pet aproveite o banho. Comece pelas patinhas, conforme o pet for relaxando lave o dorso e faça leve massagens em seu pet. Deixe a cabeça por último, já que o pet estará relaxado e confiante. Tome cuidado ao aplicar shampoo na região próxima aos olhos. Apesar da cabeça ser a última lavado ela deve ser a primeira a ser enxaguada. Quanto ao corpo, passe shampoo e enxague duas vezes.

Sempre seque seu pet

Nunca deixe o pelo do seu cãozinho secando naturalmente, quando molhado por muito pode aparecer micoses. Se atente a temperatura do secador!

As últimas dicas são: modere o uso de perfumes e talcos, esses produtos podem causar alergia nos animais. O banho também é o momento de verificar o bem-estar de seu pet, verifique se não há nenhum tipo de ferimento ou presença de pulgas. Ofereça brincadeiras e petiscos antes e depois do banho, essa interação tornará a hora do banho algo agradável para seu pet.

Foto destaque: Cão tomando banho. Reprodução/Petlove

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo