Cinema/TV

Veja detalhes sobre a greve dos roteiristas de Hollywood e quem será afetado

A Writers Guild of America (WGA), Associação de escritores da América, o sindicato responsável por escritores e roteiristas de Hollywood, decretou ontem 02/05 uma greve da classe, reivindicando direitos trabalhistas. Veja como isso afetará os filmes.

03 Mai 2023 - 09h25 | Atualizado em 03 Mai 2023 - 09h25
Veja detalhes sobre a greve dos roteiristas de Hollywood e quem será afetado  Lorena Bueri

A Writers Guild of America (WGA), Associação de escritores da América, o sindicato responsável por escritores e roteiristas de Hollywood, decretou ontem 02/05 uma greve da classe, sendo a primeira greve oficial após a paralisação de 100 dias em 2007-2008, que também era focada em ações trabalhistas como toda greve.

A decisão foi tomada, após reuniões e tentativas de negociações com os estúdios responsáveis por grandes produções como a Netflix, Amazon Prime, e Apple TV, entre outros. A priori o intuito da WGA era conseguir um acordo justo para ambas as partes, mas a resposta dos estúdios foi insatisfatória aos roteiristas.

Que consideram seus salários muito baixos e reivindicam o recebimento de lucros gerados por transmissão nas plataformas de stream, já que são os verdadeiros responsáveis pelas series de sucesso e quase nunca recebem os devidos créditos, considerando que a média salarial dos escritores, produtores e roteiristas, diminuiu em 4% na última década.  


@DiscussingFilm via twitter (Reprodução/Twitter)


Outra reivindicação pedida pelos grevistas, foi em relação as IA´S ou Inteligência Artificial, a WGA pede para que os estúdios sejam impedidos de usarem desse artificio tecnológico em suas produções, incluindo que trabalhos antigos de pessoas, não sejam reescritos pela IA, e nem que os roteiristas sejam obrigados a reescrever rascunhos e scripts produzidos por ela.

Todas as reinvindicações são legitimas, mas afetará muito em produções televisivas, principalmente as transmissão de programas semanais como o Saturday Night Live, programa de comédia que tem seus roteiros escritos poucos dias antes da exibição, mas não deve afetar imediatamente na produção de series, já que possuem intervalos grandes entre uma temporada e outra, ou roteiros já escritos com antecedência.

Por outro lado, algumas produções sofrerão com a greve, como Cobra Kai da Netflix, que teve a produção interrompida pelos roteiristas e Abbott Elementary da Star+, que se trata de uma série escrita enquanto os episódios ainda vão ao ar, e podem atrasar um pouco a depender da duração da greve. Já o sucesso “A Casa do Dragão” não sofrerá com as paralisações, visto que seu roteiro já foi finalizado, as gravações continuaram a acontecer apesar disso.

Foto Destaque: Imagens de um protesto relacionado a paralisação de 100 dias dos roteiristas em 2007 em frente aos estudios Paramount Pictures. (Reprodução/Twitter) 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo