Esportes

Veja a diferença entre o prêmio Fifa The Best e a Bola de Ouro

O prêmio da France Football que elege o melhor jogador da temporada ocorre na próxima segunda, já o 'The Best', da FIFA, somente após o fim da Copa do Mundo

14 Out 2022 - 11h10 | Atualizado em 14 Out 2022 - 11h10
Veja a diferença entre o prêmio Fifa The Best e a Bola de Ouro Lorena Bueri

Durante cerca de cinco anos, o prêmio Fifa The Best e a Bola de Ouro foram unificados em um só prêmio, porém, agora voltaram a ser premiações distintas. Mas você sabe a diferença entre eles?

As duas são as premiações mais importantes do futebol.

O prêmio da revista France Football é o prêmio que existe a mais tempo, mais precisamente desde 1956. Já o troféu da Fifa existe desde 1991.

Os prêmios foram unificados entre 2010 e 2015, mas em 2016 se separaram novamente, quando o prêmio The Best foi criado. 

Confira abaixo a diferença entre os prêmios:

Bola de Ouro

O prêmio da France Football existe a muito tempo, desde 1956, e nele existe uma lista de 30 finalistas, onde jornalistas de diferentes países votam para eleger o melhor jogador do mundo. Na edição do ano passado, cerca de 180 participantes votaram, cada um fez seu top-5, com pontuações distintas por posição no ranking. Assim que a votação termina, o jogador com melhor pontuação leva o prêmio para casa.

Até 1994, o prêmio era entregue somente para jogadores nascidos no velho continente. Um tempo depois, a regra do troféu mudou e qualquer atleta de clubes europeus podiam ganhar. Já em 2006, as restrições foram tiradas e qualquer jogador do planeta poderia ser eleito o melhor do mundo pela revista.

A partir de 2018, a revista introduziu novas premiações: a Bola de Ouro para melhor jogadora, o Troféu Yashin para o melhor goleiro, Troféu Kopa para o melhor jogador jovem e o mais recente, criado em 2022, o Troféu Gerd Müller, que premia o maior goleador da temporada.


Messi é o maior vencedor do prêmio, com sete bolas de ouro. (Foto Reprodução/Instagram) 


Fifa The Best

O prêmio de melhor jogador do mundo feito pela Fifa é mais recente, foi criado em 1991. A partir de 2001, o prêmio começou a ser entregue para melhor jogador e para melhor jogadora do mundo também. Em 2016, foi criado o formato mais recente do troféu, onde a entidade premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor jogador, a melhor jogadora, o melhor técnico masculino, o melhor técnico ou técnica do futebol feminino, além do Prêmio Puskas, para o gol mais bonito e o prêmio para Fair Play e torcedor.

Mas como o prêmio define os finalistas? Os finalistas são definidos a partir de um conselho técnico da própria entidade. 

Diferente da France Football, não só jornalistas participam do prêmio, mas também capitães e técnicos das seleções nacionais, além disso, o público também participa da votação através da internet. Cada grupo citado tem peso de 25% na pontuação final.

Normalmente a análise para decidir os finalistas começa a partir do fim da temporada europeia. Porém, com a Copa do Mundo esse ano o The Best considerará as atuações entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.


Lewandowski se igualou a Cristiano Ronaldo e também se tornou o maior vencedor do ‘The Best’, com dois prêmios. (Foto/reprodução: Instagram)


O prêmio da Revista France Football, que premiará o melhor jogador do mundo da temporada 2021/22, ocorre na próxima segunda-feira (17). Já o prêmio da Fifa, deve ocorrer apenas em 2023

Foto Destaque: Lewandowski e Messi foram os últimos vencedores do The Best e da Bola de Ouro (Foto/reprodução: Placar)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo