Empreender na Prática

Veja 5 dicas para acentuar a produtividade na sua empresa

Na hora de tocar um negócio, é preciso verificar alguns detalhes importantes que são vinculados ao aumento da produtividade empresarial, principalmente na fase de crescimento do seu negócio.

3 min de leitura
04 Nov 2022 - 20h41 | Atualizado em 04 Nov 2022 - 20h41

Sabemos que quando o assunto é produtividade, muitas pessoas acabam pecando graças à procrastinação ou ao preterimento da resolução dos problemas menos importantes aos mais importantes.

Normalmente, todas as tarefas mais importantes costumam ser mais trabalhosas e, com isso, o indivíduo inclina-se em realizá-la posteriormente às tarefas menos importantes - que costumam ser menos árduas.


Veja algumas dicas para melhorar a produtividade na sua empresa. (Foto/Reprodução: Satus Sistemas)


Vejamos a seguir as 5 dicas mais eminentes para o agravo da produtividade na sua empresa:

1: Controle do tempo 

É preciso estar atento(a) ao tempo gasto com funções desnecessárias. Para isso, basta se perguntar: - o que estou fazendo é importante ou irá beneficiar o andamento do meu negócio de alguma forma? Caso a sua resposta seja "não", trate de repensar suas atitudes e busque ocupar seu tempo com outras funções mais producentes.

2: Manutenção dos processos internos

É fatídico que dentro de uma organização determinados processos são imprescindíveis para o seu funcionamento adequado e eficiente. No entanto, ao olhar crítico e externo acerca da estrutura empresarial como um todo, é possível identificar alguns processos ineficientes ou, até mesmo, passíveis de inexistência - uma vez que a sua ausência não iria alterar em nada nos processos da empresa. Portanto, fazendo isso, é possível melhorar processos ineficientes, identificando os pontos a serem melhorados, assim como, extinguir aqueles que não estão agregando em nada ao processo como um todo, e em alguns casos, até mesmo atrapalhando.

3: Definição de objetivos e criação de metas

Para um bom andamento e previsibilidade de futuro, é importante que sejam traçados os objetivos a serem alcançados e as consequentes metas necessárias a serem realizadas para que estes objetivos possam ser realizados. 

Dica: normalmente, cada objetivo pode ser correlacionado a pelo menos 3 e no máximo 5 metas específicas necessárias para que ele seja concretizado, ao passo que da conclusão das metas, a realização do objetivo será concretizada.

4: Tenha um ambiente organizado 

É obrigatório um ambiente organizado fisicamente e bem estruturado para que seus colaboradores sintam-se à vontade para trabalhar e encontrem-se em situações adequadas com uma clara estruturação hierárquica e horizontal de deveres e funções. Isso será vital para o funcionamento natural do seu negócio.

5: Crie incentivos para seus colaboradores

É preciso entender que uma empresa é formada por pessoas, e essas pessoas possuem seus desejos e anseios particulares. Grandes empresas costumam anexar aos seus quadros de remuneração um mês específico em que será distribuído o PPR (Participação nos Resultados) essa é uma forma usual e bastante enobrecedora de incentivar seus colaboradores a trabalharem adequadamente e com garra, pois eles sabem que o seu bom desempenho será recompensado futuramente.

Caso não seja possível adquirir este tipo de processo no seu negócio, pegue-o como forma de parâmetro para entender que todo e qualquer tipo de compensação meritocrática para seus funcionários e colaboradores será bem-vinda e servirá como incentivo para a realização de um bom trabalho.

 

Foto/Destaque: Veja algumas práticas para melhorar a produtividade no seu negócio. Reprodução: Setting Consultoria

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo