Notícias

Vaticano devolve múmias peruanas da era pré-colombiana

O acordo entre o Vaticano e o diplomata peruano, César Rodrigo Landa, ocorreu nesta segunda-feira na Santa Sé. As múmias peruanas aparentam remontar à Era pré-colombiana.

17 Out 2022 - 20h50 | Atualizado em 17 Out 2022 - 20h50
Vaticano devolve múmias peruanas da era pré-colombiana Lorena Bueri

Em acordo assinado nesta segunda-feira (18) pelo Vaticano ficou acertado que devolverão ao Peru três múmias pré-colombianas que haviam sido doadas em 1925. O ministro das Relações Exteriores do Peru, César Rodrigo Landa, e autoridades da Santa Sé firmaram a devolução. 

*Graças à boa disposição do Vaticano e do Papa Francisco, foi possível realizar a devolução, como cabe. Vim assinar esse ato. Chegarão a Lima nas próximas semanas", disse o chanceler à imprensa. 

Por muitos anos as peças foram mantidas no Museu Etnológico Anima Mundi, do Vaticano. Elas haviam sido encontradas a três mil metros de altitude nos Andes peruanos, perto do rio Ucayali. O Papa Francisco em nenhum momento se indispôs a realizar a entrega das múmias. Pelo contrário, se alegrou com a atitude e reversão do poderio das peças peruanas. 



O ministro do país sul-americano afirmou que esse foi um gesto magnânimo por parte do papa e lembrou que com essa recuperação de registros materiais da cultura andina o líder da Igreja Católica expressa um genuíno desejo de mudança, tanto nas posturas do Vaticano perante ao seu patrimônio, quanto perante a situação política e social do país.

Além do Vaticano, as recuperações de materiais arqueológicos pelo Peru ocorreram até o momento com Estados Unidos e Chile. O país planeja manter essa linha.

Doadas para a Exposição Missionária Universal de 1925, as peças foram entregues após assinado o documento oficial do acordo pelo presidente do governo da Cidade do Vaticano, o cardeal Fernando Vergez Alzaga. No mesmo termo, foi firmado um compromisso de que as valiosas peças serão objetos de diversas pesquisas.

Há cerca de dez anos normalmente ocorrem atos de repatriação de restos humanos presentes no acervo do Vaticano. A idade aproximada das peças será estimada após as análises de pesquisadores no Peru, de acordo com o portal Vatican News.

Foto Destaque: Vaticano devolve múmias peruanas. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo