Hoje é uma data muito importante para o Vasco da Gama. O clube era apenas focado no remo e em 1915 começou com projeto dentro do futebol se filiando a Liga Metropolitana para disputar a 3ª divisão e depois foi buscar outras Ligas como as do subúrbio carioca. Seus primeiros jogadores eram convidados de times menores para compor o elenco. No ano de 1920 chegou no Vasco seus dois primeiros Camisas Negras, são eles: Arthur e Torterolli que levaram o clube a vencer a série B de 1922 fazendo com que o clube chegasse a 1ª divisão do Campeonato Estadual do ano seguinte e ambos sendo campeões em 1923.
Música Camisas Negras ao canto da torcida nos jogos ( Vídeo: Reprodução/ Youtube/ Bancada Vasco)
O Vasco foi pioneiro quando se trata de um clube de expressão na história a aceitar negros e operários lutando por eles, incluindo-os dentro do futebol mundial, inclusive já deixou de disputar competições por se recusar a desligar do clube jogadores que não se enquadravam dentro da “elite social" para disputar uma Liga naquela época.
Anúncio do projeto #100 anos de inclusão da equipe Cruzmaltina (Video: Reprodução/YouTube/VascoTV)
A história do Vasco da Gama é Gigante, quem conhece absorve o amor pelo clube, hoje considerado o “Legítimo Clube do Povo” com sua “imensa torcida bem feliz” e com muito orgulho, a representatividade dessa equipe no cenário nacional e internacional é incoparável. Um clube que conseguiu parar uma guerra, formador de jogadores, tem sua base forte pois “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal!”.
Música Camisas Negras com partes históricas. (Vídeo: Reprodução/ Youtube/ Henrique Cardoso)
Se completa neste sábado (22) 100 anos que o Vasco da Gama faz seu primeiro clássico e foi contra o Botafogo vencendo a partida por 3 a 1 com gols de Mingote, Paschoal e Cecy do técnico uruguaio Ramón Platero. O time de General Severiano descontou com gol de Nilo, foi a partir desse jogo que alavancou a equipe de São Januário para conquista de 1923, esse seria o segundo jogo do Vasco dentro da competição. A primeira partida foi contra o Andarahy empatando por 1 a 1, mas como havia inscrição de um jogador irregular da outra equipe o Cruzmaltino foi declarado vencedor.
O último "Clássico da Amizade" entre as duas equipes aconteceu no dia 16 de fevereiro no estádio do Maracanã, onde o Gigante da Colina venceu por 2 a 0 com gols de Alex Teixeira e Pedro Raul nos minutos 56' e 70' respectivamente. Nesse jogo, o Glorioso ainda teve dois expulsos ainda na primeira etapa, aos 11' Adryelson e nos acréssimos 52' Rafael após uma confusão.
Gols do último confronto entre Vasco e Botafogo (Vídeo: Reprodução/ Youtube/CazéTV)
Em jogos oficiais nesses 100 anos no “Clássico da Amizade” como é conhecido, se contabiliza 360 jogos com ampla vantagem do Cruzmaltino, sendo 155 vitórias, 105 empates e 100 derrotas.
Quando falamos em balançar as redes, o Vasco marcou 553 gols e sofreu 480 do Botafogo totalizando 1.033 gols marcados na totalidade das equipes.
Camisas Negras Campeões de 1923 (Foto destaque: Reprodução/ Arquivo CRVG)