Saúde

Varíola dos macacos: OMS emite alerta de emergência global

Com o aumento de casos pela doença varíola dos macacos, a Organização Mundial de Saúde pede ação coordenada para impedir uma nova pandemia. O Brasil já registrou 592 ocorrências.

23 Jul 2022 - 16h54 | Atualizado em 23 Jul 2022 - 16h54
Varíola dos macacos: OMS emite alerta de emergência global Lorena Bueri

A Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou neste sábado (23), a varíola dos macacos como um estado de saúde global diante do aumento de números dos casos.

"Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", afirmou o diretor-geral da (OMS) Tedros Adhanom, em entrevista coletiva. 

Acreditamos que isso possa mobilizar o mundo a agir em conjunto. Precisamos de coordenação e solidariedade para que sejamos capazes de controlar a varíola dos macacos”, completou o diretor. 

Adhanom, relatou que a doença preocupa porque tem rapidamente se espalhado pelo mundo, tendo o maior número de casos na Europa. Mais de 16 mil cacos e cinco mortes foram confirmados em 75 países.

No Brasil, foram registradas 592 ocorrências até a última quinta-feira (21). O país ocupa o 10° lugar com o maior número de casos. O Ministério da Saúde negocia com a (OMS) a possibilidade de compras das vacinas.

Segundo o diretor-geral da (OMS), somente os países com casos registrados da doença terão acesso garantido às vacinas. Já  Mike Ryan, diretor de emergências da (OMS) relata que ser vacinado não dá proteção instantânea contra a doença.


Tubos para teste de varíola dos macacos (Foto: Reprodução/Reuters)


Conheça os sintomas:

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, gânglios 'linfonodos' inchados, calafrios e exaustão.

Após o surgimento de febre, no prazo de 1 a 3 dias (ou mais), o paciente adquire uma erupção cutânea, que geralmente começa no rosto, espalhando para outras partes do corpo.  Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a doença dura geralmente de 2 a 4 semanas. 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a utilização de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos são métodos para se prevenir contra a doença. As mesmas recomendações são usadas para se proteger da Covid-19.

(Foto Destaque: Dr_Microbe/istock)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo