Saúde

Varíola dos macacos: Como identificar as lesões de pele?

Com quase dois mil casos de varíola dos macacos no Brasil, precisamos ter acesso à informação para nos prevenir. É sabido que a doença apresenta lesões na pele. Confira os estágios das feridas e como se proteger.

17 Ago 2022 - 21h50 | Atualizado em 17 Ago 2022 - 21h50
Varíola dos macacos: Como identificar as lesões de pele? Lorena Bueri

O primeiro diagnóstico de Monkeypox, ou Varíola dos Macacos, no Brasil foi em 9 de junho deste ano. A OMS já declarou a doença como uma emergência de saúde global. Já sabemos que ela pode desencadear algumas lesões de pele, com aparência inicial de picada de mosquito. Mas como diferenciar uma coisa da outra?

Após ter contato com alguém contaminado, o vírus começa a se multiplicar dentro do seu corpo. Esse período é conhecido como incubação e, no caso da varíola dos macacos, pode durar de 5 a 21 dias, sem sintomas.

Segundo especialistas, os sintomas começam a aparecer entre o 7º e 17º dia após o contágio. Ela começa com os clássicos sintomas: febre, mal-estar, dor de cabeça e inchaço nos gânglios. Como os sintomas são discretos, ela pode ser facilmente confundida com outros diagnósticos.

As lesões de pele costumam aparecer de um a três dias após o início dos outros sintomas. Elas podem surgir na cabeça, no rosto, no pescoço e descem pelo tronco até as extremidades. As feridas também evoluem de aspecto: no começo, aparentam ser mordidas de mosquito, depois parecem feridinhas da catapora e vão escurecendo até cair. Quando a ferida cai, a doença acabou e você não contamina mais outras pessoas.

Um usuário do Twitter usou a rede social esta semana para relatar a evolução da doença. De início, João Pinheiro, 31 anos, pensou que se tratava de uma afta na boca. Ao perceber que a suposta afta não melhorava, ele começou a sentir fadiga e inchaço nos gânglios do pescoço. Ele está internado para tratamento e relatou sentir uma dor terrível na boca.



João Pinheiro pensou que a ferida era uma afta. (Foto: Reprodução/Twitter)


Especialistas alertam que as manifestações da doença estão acontecendo de formas variadas. Algumas pessoas podem apresentar lesões em estágios diferentes da contaminação. O surgimento de um caso suspeito ocorre quando o indivíduo apresenta uma erupção cutânea aguda, podendo ser única ou múltipla, em qualquer parte do corpo. A avaliação dos sintomas deve ser feita por um profissional de saúde.

Como ocorre o contágio

O Brasil soma 2.893 casos de monkeypox, sendo considerada um surto. Saiba como acontece o contágio e se previna:

- Contato com secreções respiratórias, liberadas ao espirrar e tossir;

- Contato físico com pessoas contaminadas e com sintomas;

- Contato com utensílios de uso pessoal de alguém infectado;

- Contato com lesões e fluidos corporais.

 

Foto Destaque: As lesões da mokeypox apresentam vários estágios. (Foto: Reprodução/Uninter)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo