Música

Vanessa da Mata canta sobre realidade brasileira em "Foice"

A poderosa faixa conta com Jaques Morelenbaum no violoncelo e foi produzida e composta inteiramente por Vanessa da Mata

27 Jan 2023 - 14h45 | Atualizado em 27 Jan 2023 - 14h45
Vanessa da Mata canta sobre realidade brasileira em 'Foice' Lorena Bueri

É ao som de um afrobeat que Vanessa da Mata apresenta um olhar crítico sobre a realidade brasileira e o papel que a herança cultural tem em nossas vidas. Em “Foice”, a artista celebra a riqueza espiritual do povo e enfatiza a importância dessa força para o bem-estar cotidiano. Inteiramente composta e produzida por Vanessa da Mata, a faixa é o segundo single do próximo álbum de inéditas da cantora, chamado “Vem Doce”.  A canção ainda conta com Jaques Morelenbaum no violoncelo.

“Foice” foi a primeira música que Vanessa gravou para o que se tornaria o álbum “Vem Doce”. Sobre a mensagem da canção, a cantora explica:

“Essa música fala do sincretismo, dessa multiplicidade de religiões brasileiras, que é o psicólogo e sustentador dos aflitos. É sobre os mateiros, Pajés, pessoas que realmente conhecem as ervas, e uma tentativa intensa de se equilibrar no meio da zoeira, da falta de tantos tipos de perspectiva, do buraco existencial, do não combinado, do despreparado e do peso descompensado que pagamos nos impostos, sem termos quase nenhuma infraestrutura. Tudo isso sendo um fruto bizarro da incompetência política que vem se arrastando ao longo dos anos e que nos assola. Além disso, a educação cada vez mais desprezada, que gera todos os primitivismos, como racismo, homofobia, feminicídio, assassinatos e estupros dos indígenas, como se esses fossem sub-humanos, apenas por não viverem como nós, sem essa ambição desenfreada e louca. Tudo isso gera o não reconhecimento da nossa diversidade como riqueza e sim como se fossemos pulverizados, enfraquecidos por sermos plurais, sendo que, para mim e culturalmente, é o contrário. Essa música é um afrobeat e tem essa ideia de abordar os erros, angústias dos mais desejosos e, ao mesmo tempo, pedir forças para que esses erros não roubem mais tanto do nosso equilíbrio, harmonia e saúde cotidianos. O que é básico para muitos países, para nós, é ultraluxo.”



Colaborador de longa data de Vanessa, Jaques Morelenbaum é violoncelista, arranjador, maestro, produtor musical e compositor. Sobre trabalhar com esse grande nome da música brasileira e sua relação com o músico, a artista comenta:

“O que Jaques Morelenbaum tem de talentoso, tem de leve e brincalhão! Combinação perfeita. Ele esteve comigo desde o meu disco de demonstração, antes mesmo de eu ter gravadora, que fez desde a produção musical, primeiro disco na produção e também tocando e produzindo em ‘Amanhã é longe Demais’ e tocando no segundo disco ‘História de uma gata’. Ele produziu um deles e mandou para a minha antiga gravadora, que me contratou através do Liminha na época, há 20 anos! Tê-lo no disco é sempre emocionante. Ele leva as músicas para outro nível de sofisticação! Muito amor por você, Jaques, e sua família linda!”

“Foice” segue o lançamento de “Vem Doce”, disponibilizada em dezembro e acompanhada de um charmoso videoclipe. O novo projeto de inéditas apresenta Vanessa da Mata explorando diferentes gêneros musicais, combinando esses elementos à aveludada e característica voz pela qual é conhecida. A poesia e os potentes agudos da artista são exaltados pelo arranjo da faixa e as incisivas palavras ecoam harmonicamente pelo instrumental.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo