Esportes

Vanderley Luxemburgo volta a dirigir o Corinthians na temporada 2023

Contrato do técnico é por temporada, válido somente até dezembro de 2023, num valor especulado nos bastidores de salário de 500 mil mensais. Fernando Lázaro será o auxiliar técnico de Luxa.

02 Mai 2023 - 09h43 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 09h43
Vanderley Luxemburgo volta a dirigir o Corinthians na temporada 2023 Lorena Bueri

 Luxemburgo assume seu terceiro ciclo  no comando do futebol do Corinthians. É a terceira troca de técnico, em 2023, que a diretoria do Timão executa. Antes do pedido de desligamento relâmpago de Cuca, desgastado por notícias extracampo, de acusação de estupro de uma garota de 14 anos, na Suíça, em 1987 e uma tentativa de efetivação do interino Fernando Lázaro, o alvinegro de Itaquera resolveu não arriscar e apostou na experiência.  Suas duas passagens anteriores, em 1998 e 2001, foram vitoriosas, com as conquistas do Brasileirão e campeonato paulista.  O técnico estava ausente dos campos, desde 2021, ao assumir o comando do Cruzeiro. Nos bastidores, a informação era que Luxemburgo era a terceira opção. O presidente Duílio, no final de semana, recebeu nova negativa do favorito da diretoria do Timão, o ex técnico da seleção,  Tite.

Seu início como técnico foi no Campo Grande, do Rio de Janeiro. Luxa é  formado em educação física e logo se transferiu para o Rio Branco, onde ganhou seu primeiro título, no Campeonato Capixaba de 1983. Seis anos depois, no comando do Bragantino, venceu o titulo da Série B e no ano seguinte, levou o modesto clube de Bragança, ao feito de conquistar o Paulistão de 1990. Título que alçou o técnico ao status de comandar grandes clubes, no começo daquela década. Ao se transferir para o futebol carioca, ganhou a Copa Rio de 1991. 


Chegada de Luxemburgo no seu terceiro ciclo, como técnico do Corinthians. Fonte/Reprodução Portal Varada 


Foi o principal destaque do Palmeiras, em 1993, na chamada era Parmalat, alusão ao patrocinador da época.  Naquele ano, tirou o Verdão de uma fila de 16 anos de jejum de títulos, ao vencer o Paulistão daquele ano, goleando o arquirrival Corinthians numa final eletrizante, por 4X0.  Em seguida, venceu Torneio Rio São Paulo e o Brasileiro, fechando um período de grandes feitos palmeirenses. No ano seguintem  da conquista do Tetra do Brasil, na Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994, Luxemburgo ainda levaria o alviverde paulista ao bi do Paulistão e Brasileiro. Em gramados de São Paulo, ainda dirigiria o Santos e o Corinthians. Em 2000 teve uma passagem atribulada, pela Seleção, marcada por escândalos extracampo, como sonegação e uso de documentação falsa.  A derrota nas Olimpíadas daquele ano, nas quartas de final, para Camarões, tornou insustentável sua permanência.

Entre boas passagens por clubes nacionais, Luxemburgo dirigiu por um ano o Real Madrid, com uma atuação até hoje, considerada ruim, no período de 2004 a 2005.  Luxemburgo é carioca de Nova Iguaçu e na próxima semana completará 71 anos de idade.

Foto Destaque Luxemburgo assume o Corinthians e já dirige o time nessa semana, na Libertadores. Fonte/Reprodução Aaron Tura

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo