Moda

Valentin Yudashkin é banido da Semana de Moda de Paris

Em 2008, Valentin projetou um novo uniforme militar para o Ministério da Defesa da Rússia, e assim começou sua ligação com o regime. Ele é considerado o estilista pioneiro pós-soviético a trazer um visual russo contemporâneo

08 Mar 2022 - 15h20 | Atualizado em 08 Mar 2022 - 15h20
Valentin Yudashkin é banido da Semana de Moda de Paris Lorena Bueri

O designer russo foi banido oficialmente após Valentin ser considerado um aliado do regime de seu país. A decisão foi tomada pelo presidente da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, Ralph Toledano. A federação francesa pediu que fosse revisado e organizado atos em solidariedade a Ucrânia, e desde então 110 pessoas estão unindo forças, e os colocando em evidência.

Yudashkin teria seu desfile exibido online hoje (8), mas após notaram um silêncio de Valentin sobre o conflito, indicando que o mesmo é um apoiador do regime, os responsáveis optaram por excluir seu momento, para não os ligarem a guerra. A decisão não foi tomada rapidamente, foram dias de conversas, e pesquisas aprofundadas para terem certeza de sua posição. E, foi observado que o fato de Valentin ter desenhado uniformes para os militares russos, foi apenas um elemento dentre outros que ele estava envolvido.

"Temos uma posição firme contra a iniciativa do presidente da Federação Russa. Não temos nada contra [o povo russo], mas não apoiaremos ou aceitaremos ter em nosso calendário aqueles que apoiam sua posição", disse Ralph em entrevista ao site WWD.

"Nossa equipe fez uma pesquisa aprofundada [desde o início do ataque à Ucrânia], para ver se ele havia se distanciado e qual era sua posição na esfera russa. Ficou claro que ele é um aliado do regime. Como tal, considero que ele não tem lugar no calendário", disse Ralph.

Ralph também foi questionado se poderia excluir outros estilistas, e ele explicou. "Até agora, o único critério que considerávamos era criatividade e o interesse artístico dessas escolhas. Estamos diante de uma situação totalmente nova. Em escala muito pequena, vamos passar a considerar esse aspecto. Rejeitamos e combatemos ao máximo a tomada pelo presidente da Rússia. Temos que ser mais espertos do que o outro lado", finalizou.



Valetin Yudashkin com Vladimir Putin em 28 de janeiro de 2008. (Foto: Reprodução/GettyImagens)


Valentin atualmente está com 56 anos, e já estava presente no calendário da PFW há muitas edições, seu interesse pela moda surgiu ainda na escola, e precisou enfrentar preconceitos pela profissão não ser vista como algo masculino. Pouco tempo depois, ele entrou para o Colégio Industrial de Moscou na Faculdade de Modelagem, mas precisou deixar pois foi convocado para o exército. Após finalizar seu período em serviço ao país, ele finalizou seus estudos, e se formou na faculdade. E em 2008, Valentin Yudashkin projetou um novo uniforme militar para o Ministério da Defesa da Rússia, e assim começou sua ligação com o regime. Valentin é considerado o estilista pioneiro pós-soviético a trazer um visual russo contemporâneo para o universo da moda. E no ano de 2010, ele foi o responsável por redesenhar os uniformes militares da Rússia, criando 85 modelos para todos os ramos do serviço.

 

Foto Destaque: Valentin Yudashkin. Reprodução/Site do estilista: Valentin Yudashkin.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo