Money

Vale a pena vender o imóvel para investir? Especialista Daniel Carraretto esclarece dúvidas a respeito dessa decisão

Fundador do canal "Meu Dinheiro Ativo", o educador financeiro respondeu às indagações dos leitores sobre esse dilema muito comum nos dias atuais.

22 Ago 2022 - 15h09 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 15h09
Vale a pena vender o imóvel para investir? Especialista Daniel Carraretto esclarece dúvidas a respeito dessa decisão Lorena Bueri

Com a nova onda de educação financeira que tem democratizado o acesso aos investimentos, muitas pessoas começaram a se questionar se não seria vantajoso vender seus imóveis próprios para investir o recurso e, assim, rentabilizar mais seu patrimônio. 

Para isso, convidamos Daniel Carraretto, que é educador financeiro, palestrante, mentor, investidor, professor e idealizador do canal Meu Dinheiro Ativo, para explicar esse tema aos internautas e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os riscos, as vantagens e os prejuízos.

Com uma linguagem simples e didática, Carraretto, que tem mais de 14 anos de experiência em gestão de negócios, ensina sobre educação financeira e investimentos para cerca de um milhão de seguidores — entre redes como Instagram, TikTok, Kwai e YouTube — diariamente, alcançando mais de 3 milhões de usuários por semana e 18 milhões de visualizações mensais.


Foto.Reprodução



1.    Qual a vantagem em vender imóvel próprio para investir?
É obter um montante de dinheiro relevante em um curto espaço de  tempo, que, se investido corretamente, pode gerar bons rendimentos acima dos aluguéis convencionais.
 
2.    Poderia citar algum exemplo bem-sucedido sobre essa modalidade?
Os Fundos Imobiliários (FIIs) são investimentos em imóveis feitos de forma diversificada setorial e geograficamente. Com um único FII, é possível receber aluguéis mensais de mais de 10 imóveis, isentos de imposto de renda. Hoje, há como começar a investir em FIIs com menos de R$ 10.
 
Além disso, os aluguéis mensais pagos por bons FIIs, de modo geral, são maiores que os dos imóveis pagos ou recebidos por pessoas físicas. Atualmente, bons fundos imobiliários pagam acima de 0,8% ao mês, enquanto, segundo o último índice FIPE ZAP, a média dos aluguéis no Brasil fica abaixo de 0,4% ao mês, ou seja, metade da rentabilidade mínima dos bons FIIs.
 
3.    E quais são as desvantagens?
São estas: deixar de ter um imóvel próprio, que, para algumas pessoas, transmite a sensação de segurança; correr o risco de desvalorização momentânea das cotas; e também ter a necessidade de dispor de tempo para entender e gerenciar de perto seus investimentos, a fim de ter bons resultados.
 
4.    Nesse caso, o investidor corre algum risco em curto e longo prazos?
Sim, no curto prazo, o risco é a desvalorização das cotas dos fundos imobiliários e a redução de pagamento dos aluguéis devido à vacância. No longo prazo, o valor dos imóveis e dos aluguéis dos FIIs pode não acompanhar minimamente a inflação.
 
5.    Qual conselho você daria para quem está pensando em aderir ao investimento?
Ao decidir abrir mão da segurança de um imóvel próprio para investir, deve-se pensar nisso com muita sabedoria, pois as consequências psicológicas de arrependimentos futuros podem ser graves e, muitas vezes, irreparáveis.

Essa atitude só deve ser tomada por alguém que já tem conhecimento e vivência no assunto e, mais especificamente, com os fundos imobiliários. Caso contrário, corre um sério risco de escolher opções ruins e acabar sem o imóvel próprio e sem o dinheiro.
 
Para os casais, é recomendável que conversem e estejam alinhados ANTES de tomar essa decisão, pois, caso algo saia do planejado, podem surgir brigas e discussões, levando à separação ou ao divórcio.

Acompanhe o Daniel no Instagram @meudinheiroativo

Foto.Destaque/Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo