Notícias

‘Vai ter alta nos preços dos alimentos’ no Brasil, como efeito da Guerra, segundo a ministra da agricultura

Tereza Cristina, afirma que os alimentos ficarão mais caros no Brasil e que o tamanho do impacto nos preços depende da evolução do conflito Rússia X Ucrânia

03 Mar 2022 - 09h24 | Atualizado em 03 Mar 2022 - 09h24
‘Vai ter alta nos preços dos alimentos’ no Brasil, como efeito da Guerra, segundo a ministra da agricultura Lorena Bueri

A ministra da agricultura, Tereza Cristina, afirmou, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (2), que terá uma alta nos preços dos alimentos no Brasil conforme o andamento da guerra no leste europeu.

Se o (preço do) pãozinho vai subir? Hoje o preço do trigo disparou. Não é o mais alto dos últimos anos, mas o valor foi às alturas na Bolsa de Chicago. Preço [quem faz] é o mercado. O trigo subiu nas alturas porque a Ucrânia é um grande produtor. A soja também já subiu e agora está caindo, o milho também. Hoje o mundo é globalizado. Nos preços [dos alimentos] a gente acha que terá uma alta. Vai depender do momento”, disse Tereza Cristina.

Em todo o mundo, os valores dos alimentos estão aumentando porque a Rússia e a Ucrânia são grandes fornecedores globais de grãos.


O impacto negativo da guerra no custo de produção agrícola, consequentemente, afeta também os preços dos alimentos para o consumidor. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Se a guerra durar mais tempo, as consequências serão maiores. Esperamos bom senso e que essa guerra acabe rapidamente”, afirmou a ministra da agricultura.

A escalada da tensão geopolítica também já afeta o preço dos fertilizantes no agronegócio brasileiro, por ser um produto forte na região. Segundo as afirmações da ministra, o setor privado confirmou "estoque de passagem para chegar até a próxima safra, em outubro". Para evitar a escassez do produto, o governo brasileiro tem discutido sobre aumentar a importação de países como Canadá e Irã.

Contudo, Tereza Cristina afirma que ainda é muito cedo para “pregar catástrofe, ou dificuldade ou facilidade”. E diz que o que deve ser feito são ações imediatas para ter o “mínimo de dano possível. Não só no preço, mas também no abastecimento”. E continuou sua fala afirmando que o Brasil não terá problemas, em relação ao abastecimento, pelo tamanho da agricultura brasileira e por suas novas tecnologias.

"Existe uma série de tecnologias, menos fertilizantes, tudo isso vai ser colocado, temos que ter calma, equilíbrio, a agricultura brasileira é forte, vai continuar forte, mas temos que dar alternativas e condições para continuar trabalhando", afirmou a ministra.

 

Foto Destaque: Tereza Cristina. Reprodução/Pablo Jacob/Agência O Globo.

VEJA TAMBÉM

A$AP Rocky sugere que terceiro filho com Rihanna terá nome iniciado com a letra “R” Lorena Bueri

A$AP Rocky sugere que terceiro filho com Rihanna terá nome iniciado com a letra “R”

Luan Santana e Jade Magalhães encantam seguidores ao compartilhar momento carinhoso com a filha Serena Lorena Bueri

Luan Santana e Jade Magalhães encantam seguidores ao compartilhar momento carinhoso com a filha Serena

Jade Magalhães publica imagem de Luan Santana com a filha Serena em momento afetuoso e casal segue compartilhando a rotina familiar de forma reservada
Sean Combs Lorena Bueri

Sean Combs

Naga Game ค่ายเกมเดิมพันสุดมันส์ เว็บตรง เล่นง่าย โบนัสแตกบ่อย 2025 Lorena Bueri

Naga Game ค่ายเกมเดิมพันสุดมันส์ เว็บตรง เล่นง่าย โบนัสแตกบ่อย 2025

Naga Game ค่ายเกมเดิมพันยอดนิยมแห่งปี 2025 เล่นได้ทุกที่ รองรับทั้ง iOS และ Android ระบบทันสมัย ฝาก-ถอนออโต้ รวดเร็วทันใจ
รวม 7 เว็บสล็อต1688 เว็บตรง ไม่ผ่านเอเย่นต์ พร้อมโปรแรง เครดิตฟรีไม่ต้องฝาก รองรับทรูวอเลท อัปเดตล่าสุด 2025 Lorena Bueri

รวม 7 เว็บสล็อต1688 เว็บตรง ไม่ผ่านเอเย่นต์ พร้อมโปรแรง เครดิตฟรีไม่ต้องฝาก รองรับทรูวอเลท อัปเดตล่าสุด 2025

รวม 7 เว็บ สล็อต 1688 เว็บตรง pg ไม่ผ่านเอเย่นต์ พร้อมโปรแรงสล็อต1688เครดิตฟรีไม่ต้องฝาก รองรับทรูวอเลท ถอนได้จริง อัปเดตล่าสุด 2025
Giovanna Lancellotti e Gabriel David celebram festa pré-casamento intimista com amigos e padrinhos Lorena Bueri

Giovanna Lancellotti e Gabriel David celebram festa pré-casamento intimista com amigos e padrinhos

Casal celebrou com amigos e padrinhos em evento reservado repleto de alegria e estilo dias antes da cerimônia marcada para o fim de junho
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo