Saúde

Vacinação infantil suspensa em capitais do Brasil por falta de dose

Pelo menos 13 capitais suspenderam as vacinas infantis por falta de dose. Ministério da saúde está tentando agilizar junto a Pfizer para que vacinas cheguem ainda esse mês.

19 Jan 2023 - 11h40 | Atualizado em 19 Jan 2023 - 11h40
Vacinação infantil suspensa em capitais do Brasil por falta de dose Lorena Bueri

De acordo com um levantamento feito pelo site de notícias UOL, diversas capitais do Brasil estão com as vacinações paralisadas, devido à falta de dosagens para as crianças. 

As capitais são Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES) 

Belo Horizonte foi uma das capitais que afirmou não ter sido repassado nenhuma dosagem de CoronaVac e nem de Pfizer, desde novembro do ano passado, e por isso, até terça-feira, dia 17, toda a vacinação estava suspensa para crianças na faixa etária de 3 a 11 anos. 

Essa faixa etária também foi prejudicada em outras quatro capitais, Boa Vista, Fortaleza, Palmas e Rio Branco. Esses lugares afirmam que só possuem vacinas para crianças de até 2 anos de idade, e crianças a partir de 12 anos. 

Entretanto, há lugares no Brasil, em situação pior. Belém, Goiânia, Teresina e Vitória, não possuem vacina para nenhuma faixa etária, crianças de 6 meses a 11 anos de idade não estão podendo se imunizar. 

Apesar de que, Goiânia, Vitória e Teresina possuem exceções, já que nesses lugares, crianças que conseguiram tomar a primeira dose, já estão automaticamente com vaga guardada para a segunda dose. É um plano feito pelas capitais, para que o ciclo vacinal não seja interrompido. 

Capitais como São Paulo e São Luis no Maranhão também estão com problemas, mas não foi revelado exatamente quais faixas etárias estão sendo totalmente prejudicadas. 

Na capital paulista, a prefeitura afirmou que possuem doses para crianças com pelo menos 3 anos de idade, além de adolescentes e adultos. E que inferior a 3 anos de idade, apenas crianças com comorbidades, deficiência permanente, imunossuprimidas e indígenas estão aptas a receber a dose Pfizer Baby. 

Já São Luís, só afirmou que o estoque está em baixa, e que por isso a Pfizer Baby e a CoronaVac estão suspensas. 

Outras sete capitais, não informaram ao UOL, o status da vacinação no município. 


Ethel Maciel durante entrevista coletiva após posse na secretaria de vigilância e saúde (Divulgação Walterson Rosa/MS)


Segundo a secretária de Vigilância e Saúde, Ethel Maciel, o governo está tentando negociar com a Pfizer novas doses de vacina, e que quase oito milhões de doses devem chegar à população infantil até o fim de janeiro.

Foto Destaque: Diversas crianças ficando sem a dose das vacinas contra a Covid-19 (Reprodução / Site prefeitura Belo Horizonte)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo