Mundo Pet

Vacinação de pets: por que ela é tão importante?

Apesar de todo tutor saber que é preciso vacinar seus pets, o procedimento ainda gera dúvidas. Veja recomendações de médicos veterinários e tire dúvidas

18 Ago 2022 - 11h30 | Atualizado em 18 Ago 2022 - 11h30
Vacinação de pets: por que ela é tão importante? Lorena Bueri

A vacinação é sempre a primeira recomendação de profissionais para tutores que acabaram de adotar animais de estimação, no entanto, apesar de ser um procedimento comum, ainda há dúvidas sobre o que a vacina pode proporcionar à saúde dos pets. Para desmistificar o assunto, veja o que médicos veterinários falam sobre a importância da vacinação:

O efeito da vacina será sempre o mesmo?

A resposta não é tão simples quanto tutores esperam, variando para cada espécie, raça e também para o estado de saúde do pet. A médica veterinária Larissa Meurer, em entrevista para o 'Campo Grande News', explica que o organismo precisa responder ao estímulo vacinal para que o efeito da vacina seja o esperado.

Isso significa que o estado de saúde no momento de aplicação afetará o nível de proteção proporcionado. A profissional alerta que o check-up anual antes das vacinas é importante para evitar reações e preservar a saúde, "Sei que você deve estar pensando: “Meu pet está bem, brincando, feliz, comendo bem”, e isso é muito bom, mas não o suficiente pra ter certeza que seu pet não possui nenhuma comorbidade(...) vacinar animal que possa ter alguma doença incubada, além de não protegê-lo ainda pode gerar reações fortíssimas pós-vacina por causa de doenças preexistentes"

Só a vacinação basta para proteger o pet?

É importante entender que, assim como para humanos, nenhuma vacina tem 100% de eficácia, "A função das vacinas é diminuir as chances do seu pet vir a falecer por aquela doença e também diminuir as chances dele ter sintomas graves caso adoeça. E é por isso que as vacinas são tão importantes, elas salvam vidas"

A vacina também não substitui os cuidados do dia a dia para doenças mais comuns em pet, como verminoses e doença do carrapato, "Existem também aquelas doenças que não existem vacina, como doenças articulares ou doenças urinárias. Todas as raças possuem doenças específicas que já são predispostas. Por isso, é necessário consultas de prevenção para que, além da saúde dele ser avaliada, você também receba as orientações necessárias pra evitar que ele fique doente e possa viver mais tempo ao seu lado"


Atente-se ao esquema vacinal de seu pet. (Foto: Reprodução/PIXNIO)


Por que é preciso vacinar todo ano?

Uma das causas de adoecimento de pets é a falta das doses anuais de reforço para vacinas. O médico veterinário André Botêga explica para Pet Care que cada vacina tem sua periodicidade. As mais comuns no mercado para cães são a V10 e V8, com doses anuais, e as vacinas V4 e V5 para gatos, também com dosagem anual. 

Reforçar anualmente e dentro do prazo recomendado é importante para preservar o estímulo vacinal no organismo do animal. Botêga também alerta que a vacinação correta tem um custo mais baixo que tratamentos para doenças, sendo mais um motivo para estar atento ao calendário vacinal.

Além disso, se o tutor necessita viajar e levar o pet ou deixá-lo em hotéis para animais esse cuidado passa a ser obrigatório, já que a carteira de vacinação é exigida.

Foto destaque: Animal de estimação em consultório veterinário. Reprodução/FreePik

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo