Saúde

Vacina nacional contra Covid-19 já esta pronta para testes em humanos

Vacina brasileira contra Covid-19 já esta pronta para ser testada em humanos. Os pesquisadores responsáveis estão no aguardo para dar início aos testes clínicos da SpiN-TEC

31 Ago 2022 - 10h08 | Atualizado em 31 Ago 2022 - 10h08
Vacina nacional contra Covid-19 já esta pronta para testes em humanos  Lorena Bueri

Começará a ser testada em humanos neste ano a vacina totalmente brasileira contra a Covid-19 desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

Conforme a própria Fiocruz, os pesquisadores estão na espera da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que assim possam dar início aos testes clínicos da SpiN-TEC. Tais etapas são voltadas para avaliar a segurança e a imunogenicidade da vacina.  

De acordo com informações da “CNN Brasil”, na fase pré-clínica, o imunizante nacional mostrou resultados positivos em animais de laboratório e também em primatas não humanos. A instituição afirma que na avaliação foram levados em consideração fatores como temperatura, perda de peso, alterações sistemáticas ou locais. 


Post sobre o imunizante. (Reprodução/Twitter @AGazetaES)


Para deixar isso claro, Ricardo Gazzinelli, coordenador do estudo, disse: “Não foi observado nenhum efeito colateral no local da aplicação ou alterações sistêmicas, como perda de peso ou mudança de temperatura. Além disso, foram verificados excelentes níveis de anticorpos, resposta de linfócitos T e proteção contra a infecção com Sars-CoV2 nos animais de laboratório”.

Quanto à composição da vacina, a mesma compõe-se da junção das proteínas S e N e acabam por resultar em uma proteína “quimera”. Tal tecnologia garante que haja uma proteção maior contra variantes do coronavírus.  

A Fiocruz explica que essa ligação resulta em um diferencial à SpiN-TEC quanto a outras vacinas, que envolvem apenas a proteína S. “Essa associação confere à SpiN-TEC um diferencial em relação aos demais imunizantes, que contemplam apenas a proteína S, na qual ocorrem a maior partes das mutações do vírus e a eficiência dos anticorpos neutralizantes. Já a proteína N é menos sujeita às mutações que geram novas variantes […] É uma vacina que atua na produção de anticorpos e também no nível celular, induzindo resposta de linfócitos Ts, células com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais”

O objetivo é que a SpiN-TEC atue como uma dose de reforço ao esquema primário de imunização contra a doença pandêmica. O coordenador afirma: “Nosso pedido à Anvisa é para testarmos a capacidade de resposta em relação a esse reforço contra a Covid-19”

Ainda conforme a “CNN Brasil”, o grupo não foi formado apenas pelos especialistas da Fiocruz Minas e UFMG, há também a participação de profissionais da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed).   

Foto Destaque: Imunizante brasileiro já pode ser testado em humanos. Reprodução/Twitter @ocuboblog.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo