Saúde

Vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos é aprovada pela Anvisa

Imunizante da Pfizer contra Covid 19 foi aprovada pela Anvisa para uso em crianças de seis meses a quatro anos de idade, permitindo assim o início da vacinação no país.

17 Set 2022 - 11h27 | Atualizado em 17 Set 2022 - 11h27
Vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos é aprovada pela Anvisa Lorena Bueri

Foi aprovado nessa sexta-feira (16) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso da vacina Pfizer contra a covid 19 em crianças de seis meses a quatro anos de idade, permitindo assim o início da vacinação no país. O calendário vacinal fica por conta do Ministério da Saúde.

Para que fosse autorizada, foi feito uma análise de dados e estudos clínicos indicando a eficácia e segurança para os indivíduos nessa faixa etária e contou com especialistas da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), as duas SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Imunologia) e a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Entre janeiro e junho de 2022 foram registrados no Brasil, um total de 291 mortes por Covid-19 em crianças menores de 5 anos, segundo os dados do Sistema de Informação sobre  Mortalidade (SIM). Além disso, o Observatório de Saúde na Infância constatou que nos dois primeiros anos da pandemia, morreram 1.439 crianças de até 5 anos por conta do coronavírus.

Dosagem e composição diferente

Para facilitar a identificação das equipes de vacinação, a tampa do frasco terá cores diferentes para cada faixa de idade. Sendo assim, os bebês e crianças de seis meses à quatro anos será na cor vinho, já nas de cinco à 11 laranja e acima de 12, roxa. A vacina terá composições e dosagens diferentes, serão três doses de 0,2 ml -equivalente a três microgramas-. As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas ainda por uma terceira dose administrada com pelo menos oito semanas após a segunda dose.


Esquema de doses da vacina da Pfizer para as faixas etárias infantis (Foto: Reprodução/Anvisa)


Dados da vacinação infantil

Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa desta sexta-feira (16), o número total de crianças imunizadas com a faixa etária de 5 à 11 é de 23.569.590, sendo desse montante 14.103.306 com a primeira dose representando um total de 90,44% da população e 9.466.284 com a segunda e dose única, totalizando assim 85,14%.

Foto destaque: Bebê tomando vacina. Reprodução/Freepik.com

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo