Notícias

Vacina bivalente promete imunização contra subvariantes da Covid

As vacinas bivalentes, também conhecidas como a segunda geração de imunizantes contra a Covid-19, começam a ser aplicadas em fevereiro e garantem maior proteção contra subvariantes.

30 Jan 2023 - 16h00 | Atualizado em 30 Jan 2023 - 16h00
Vacina bivalente promete imunização contra subvariantes da Covid Lorena Bueri

A partir de fevereiro, as vacinas bivalentes contra a Covid-19 começarão a ser aplicadas no país, como dose de reforço. Conhecidas como a segunda geração do imunizante, essas vacinas atualizadas protegem contra a cepa original do coronavírus, a variante Ômicron e as subvariantes BA.1, BA.4 e BA.5. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia aprovado o uso emergencial dos imunizantes bivalentes da Pfizer ainda em novembro de 2022. Até o momento, 35 países aprovaram a vacina BA.1 da farmacêutica Pfizer, enquanto a versão BA.4 e BA.5 está autorizada em apenas 33.

O melhoramento da vacina ocorre três anos após o início da pandemia, diante do surgimento de mutações no material genético viral capazes de diminuir a eficácia das doses monovalentes, produzidas a partir da cepa original do coronavírus. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira fase do cronograma de imunização inclui pessoas a partir de 70 anos, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhos, quilombolas e que vivem em instituições de longa permanência. A campanha de vacinação está prevista para ter início no dia 27 do próximo mês.


Existem cinco principais variantes do coronavírus: Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron (Foto: Reprodução/Pixabay)


Imunização Internacional

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo norte-americano, autorizou o uso emergencial dos imunizantes bivalentes das farmacêuticas Pfizer e Moderna em 31 de agosto de 2022. Segundo a FDA, recomenda-se usar a vacina como dose única de reforço. Atualmente, apenas 15% da população do país recebeu a vacina.

Sobre a efetividade das doses bivalentes contra a infecção sintomática do vírus SARS-CoV-2, cientistas estadunidenses dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontaram a diminuição no risco de adoecimento pela Covid-19 em aproximadamente 50%. A confirmação foi estabelecida através da análise de dados do programa de acesso à testagem. 

No continente europeu, por sua vez, as vacinas de segunda geração foram aprovadas em setembro de 2022. Estão sendo aplicadas as versões BA.1, BA.4 e BA.5 da Pfizer e da Moderna.

 

Foto Destaque: Vacina bivalente - Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo