Notícias

Vaca louca: Após caso confirmado da doença, Brasil suspende exportação de carne à China

As exportações estão suspensas, temporariamente. Amostras do caso foram enviadas ao Ministério da Agricultura para saber se o caso é atípico. No Brasil, o consumo não é afetado.

23 Fev 2023 - 17h52 | Atualizado em 23 Fev 2023 - 17h52
Vaca louca: Após caso confirmado da doença, Brasil suspende exportação de carne à China Lorena Bueri

O Ministério da Agricultura (MAPA) informou na última quarta-feira (22), que suspendeu, temporariamente, as exportações de carne bovina para a China, após a confirmação de um caso da “Vaca louca” em Marabá (PA).


Criação de gado (Foto: Reprodução/Brazil Journal)


Segundo o ministério, a medida começou a valer hoje, quinta-feira (23), e é parte do protocolo sanitário oficial. A Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) recebeu amostras de um boi de 9 anos, para estudar se o caso é atípico.

Em entrevista à CNN Brasil, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse não saber quando as exportações de carne para o país asiático retornarão. “Não podemos prever quantos dias, mas os protocolos são seguidos. Quero crer que antes da visita do presidente Lula à China, (prevista em março), o caso será solucionado”.

Fávaro ainda afirmou que “todas as providências estão sendo adotadas imediatamente para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida”, da carne nacional.

O produto para consumo interno não é afetado, de acordo com o ministério da Agricultura e Pecuária.

A China e o Brasil assinaram em 2015 um protocolo sanitário que estabelece um autoembargo para a exportação à Ásia diante de casos da vaca louca. Ou seja, quando uma doença é confirmada, o governo brasileiro suspende automaticamente as exportações.

O embargo é temporário, mas sua duração é definida pela China, maior compradora do produto brasileiro.

Após o último caso confirmado da doença no Brasil, em 2021, as exportações ficaram suspensas por quase quatro meses, e o preço das exportações caiu 20%  no período. Já em 2019, um outro caso foi confirmado e o embargo durou 13 dias.

Desta vez, o ministério disse que o boi criado em pasto, sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada após o resultado.

 

Foto destaque: Caso da vaca louca - Reprodução/ Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória  Lorena Bueri

Atlético-MG e Peñarol se encaram em duelo pelo Libertadores e clube mineiro foca na vitória

Atlético-MG está em busca da terceira vitória pela Libertadores e entra em campo nesta terça-feira (23) pra encarar Peñarol, o time mineiro está em busca de sair em vantagem em cima dos rivais da rodada
Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival Lorena Bueri

Rock in Rio 2024 divulga o line up completo do palco Sunset no segundo dia do festival

Na edição que comemorará quarenta anos desde a fundação do festival, mais de 40 atrações nacionais e internacionais estão confirmadas durante os sete dias de duração
Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de 'Homem-Aranha' e expressa gratidão a trilogia  Lorena Bueri

Tom Holland afirma envolvimento no próximo filme de "Homem-Aranha" e expressa gratidão a trilogia

Homem-Aranha 4 está em desenvolvimento, e conta com a colaboração do ator para seguinte longa; Tom ainda expressa sentimento de gratidão a saga que expandiu sua carreira no cinema
Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo Lorena Bueri

Ex-treinador do Real Madrid afirma que falta genialidade para Cristiano Ronaldo

O técnico de futebol Fabio Capello disse que Cristiano Ronaldo não é genial diferentemente de Messi e Ronaldo Fenômeno 
'Lua Cheia Rosa' ilumina os céus do Brasil Lorena Bueri

"Lua Cheia Rosa" ilumina os céus do Brasil

O fenômeno astronômico, nomeado pelos nativos americanos para marcar o início de uma nova estação, poderá ser acompanhado em todo o território nacional.
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert: relembre a história do casal queridinho do Brasil Lorena Bueri

Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert: relembre a história do casal queridinho do Brasil

O casal está junto desde 2002 e são pais dos gêmeos João e Francisco, de 16 anos e Maria Manoela, de 4 anos; simplicidade da família é destaque nas redes sociais
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo