Notícias

Uso de máscaras em locais fechados é liberado pelo Governo de SP após anúncio

Após anúncio feito no dia de hoje, não será mais obrigatório o uso de máscara em lugares fechados, ressaltando que a proteção continuará sendo utilizada em transportes públicos, hospitais e demais áreas de saúde.

17 Mar 2022 - 20h30 | Atualizado em 17 Mar 2022 - 20h30
Uso de máscaras em locais fechados é liberado pelo Governo de SP após anúncio Lorena Bueri

Foi anunciado no Twiter na presente data pelo governador do estado de São Paulo que não será mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados dentro de todo o estado. No entanto, mesmo com essa declaração, a proteção facial permanece obrigatória em transportes públicos, hospitais e demais unidades de saúde. 

Dessa maneira, para oficializar de vez a mudança do decreto em questão teve sua publicação realizada no dia de hoje em edição extra do Diário Oficial do Estado de SP. O que fará com que a utilização individual da máscara seja opcional em locais como, academias, comércios, escritórios e salas de aulas etc.

A decisão tomada também foi apoiada por meio de uma nota técnica do Comitê Científico que tem como função acompanhar toda a situação envolvendo a pandemia da Covid-19 no estado. De acordo com a informação passada por João Doria, o documento citado "demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado".

"Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público", afirmou o governador.


Governo de SP libera a não utilização da proteção facial em lugares fechados. (Foto: Reprodução/Secom/GESP/g1 São Paulo)


Doria disse em uma entrevista à CNN Brasil que essa é uma medida "que traz alívio a todos nós" dizendo-se "emocionado" pela notícia.

"Eu, como brasileiro, desde março de 2020, há dois anos de pandemia... tenho que confessar a você que estou emocionado em dar essa notícia. Portanto, viva a vacina", comentou.

Logo após o anúncio de João Doria, o prefeito Ricardo Nunes da cidade de São Paulo afirmou que com a notícia da não obrigatoriedade do uso de máscaras irá seguir os passos do estado, liberando a utilização da proteção também em espaços fechados, contudo ainda não houve publicação do decreto.

“A posição da Prefeitura é a de que também estamos liberando, até porque a cidade de São Paulo está com os índices muito melhores do que a média do estado. Estamos com 100% dos adolescentes com as duas doses e 83% das crianças (de 5 a 11 anos) vacinadas. Vamos manter a obrigatoriedade do uso de máscara dentro dos equipamentos públicos de saúde, hospitais, e também no transporte coletivo. Com exceção dessas duas situações, está liberado em locais abertos”, Nunes declara mesmo com o aumento nos registros de casos de infecção e mortes causadas pela Covid-19 devido ao Carnaval.

Lembrando que no dia 9 do mês de março de 2022 o uso de máscaras em lugares abertos já havia sido liberado pelo governador no estado de SP, de modo que a utilização fosse livre até em espaços abertos dentro das escolas, além de 100% de liberação em eventos ao ar livre, como em shows e estádios de futebol, mesmo com aglomeração.

A capital do estado do Rio de Janeiro foi à primeira do Brasil a acabar com a obrigatoriedade desde o dia 7 de março. Natal e Rio Branco optaram por suspender a proteção de modo geral em todos os ambientes e o Distrito Federal decidiu ir pelo mesmo caminho no dia 10 de março. Em Florianópolis e Belo Horizonte a utilização de máscaras foi liberada apenas em ambientes abertos.

Foto destaque: Governador de SP João Doria. Reprodução/Redes sociais - Governo do Estado de São Paulo/VEJA SÃO PAULO

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo