Mundo Pet

Urso-de-óculos do zoológico de Brasília morre aos 13 anos

Urso-de-óculos chamado Ney, que morava no zoológico de Brasília morreu nesta quinta-feira (22), aos 13 anos de vida. A causa da morte ainda não foi descoberta.

22 Dez 2022 - 22h50 | Atualizado em 22 Dez 2022 - 22h50
Urso-de-óculos do zoológico de Brasília morre aos 13 anos  Lorena Bueri

Bem famoso entre os brasilienses que frequentam o zoológico, o urso-de-óculos Ney morreu pela manhã desta quinta-feira (22). A notícia foi dada pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), através de uma nota de falecimento. A equipe técnica lamentou a perda do animal e investiga os motivos da morte, que ainda são desconhecidas e por isso não foram divulgadas. 

O animal que se chamava Ney nasceu em 2009, e viveu bastante tempo em um zoológico Sapucaia do Sul (RS). Em setembro de 2017, Ney chegou em Brasília para fazer parte do programa de conservação da espécie. Na nota divulgada pelo zoológico, eles destacaram a importância do apoio dos visitantes no momento tão difícil como esse, e deixam claro o compromisso que eles têm com o bem-estar e a saúde dos animais que cuidam.


Urso-de-óculos (Foto: Reprodução/Divulgação)


“O mais difícil de trabalhar com vidas, é lidar com a morte. Perder um indivíduo nunca é fácil, afinal a convivência é diária", ressaltaram. O animal pode ser encontrado nos Andes e vive em média 30 anos e Ney se foi com 13, com isso, o zoológico deixou bem claro que assim que descoberta a causa da morte, será explicado ao público para manter toda a transparência com as pessoas que gostam dos animais. Assim que todas as informações da causa forem descobertas, serão passadas a todos. 

O urso-de-óculos está ameaçado de extinção e pode ser encontrado em áreas abertas e semi-secas e até nas florestas tropicais andinas, por exemplo, na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Ele vive, em média, 30 anos e pesa de 70 a 140 quilos. Ele tem esse nome por causa de sua coloração nos pelos do rosto com formato de óculos em volta dos olhos com formato de círculos. Ele gosta da noite e come geralmente plantas, como bromélias, palmitos, bambu e milho. 

Foto Destaque: Urso-de-óculos. Reprodução/Toninho Tavares/Agência Brasília

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo