Beleza

Upcycling é a nova aposta das indústrias de perfumes

Em busca de soluções mais sustentáveis, o mercado de perfumes aposta no upcycling, que é o reaproveitamento de materiais para a criação de novos produtos.

3 min de leitura
25 Jan 2022 - 10h53 | Atualizado em 25 Jan 2022 - 10h53

O upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos, peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes foram inicialmente projetados. O termo está sendo cada vez mais falado e vem ganhando espaço numa das indústrias mais poluentes do mundo – o skincare.

Era só uma questão de tempo até a prática aterrissar no mercado de produtos de beleza. Após anos de pesquisa, os primeiros perfumes upcycled chegam às prateleiras.  Esse é um novo nicho para os perfumistas, com opções de materiais de aromas inesperados e uma perfumaria mais sustentável.


perfumes upcycled (Foto:Reprodução/Divulgação)


As composições das fragrâncias upcycling são derivadas de resíduos e ingredientes naturais descartados, como frutas, sobras de serragem da indústria de mobiliário ou até pétalas de jasmim recuperadas após cerimônias religiosas na Índia. Com esse método de criação, reduz-se o cultivo e a colheita de novas matérias-primas, economizando água e terra e protegendo espécies vegetais ameaçadas.

Valérie De La Peschardière, diretora de inovação responsável pelo desenvolvimento natural da Givaudan, uma das maiores fabricantes renováveis de fragrâncias do mundo, disse: “Os cítricos usados nos perfumes vêm das raspas de frutas descartadas da indústria alimentícia.”.

Judith Gross, diretora de marketing, inovação e criação da IFF, afirma: “Observamos um aumento da consciência de fabricantes e consumidores nos últimos anos. Além disso, a moda tem contribuído para a democratização do upcycling, associando-o ao luxo”. Um exemplo disso é o projeto precursor Petit H, da Hermès, que transforma sobras de materiais em objetos de luxo.

No Brasil, esse movimento está começando a ganhar força nas marcas Natura, com o perfume Essencial Mirra, e na Amyi, no Amyi 2.14. “Uma fragrância 100% upcycled, uma realidade próxima? É um desafio criativo”, confessa César Veiga, expert em perfumaria do Grupo Boticário.

Foto destaque: perfumes upcycled.Reprodução/Cosmetic Innovation 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo