O upcycling ou reutilização “para cima”, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de uso de produtos, resíduos, peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos, sem desintegrar a peça, numa função diferente da qual o produto ou partes foram inicialmente projetados. O termo está sendo cada vez mais falado e vem ganhando espaço numa das indústrias mais poluentes do mundo – o skincare.
Era só uma questão de tempo até a prática aterrissar no mercado de produtos de beleza. Após anos de pesquisa, os primeiros perfumes upcycled chegam às prateleiras. Esse é um novo nicho para os perfumistas, com opções de materiais de aromas inesperados e uma perfumaria mais sustentável.
perfumes upcycled (Foto:Reprodução/Divulgação)
As composições das fragrâncias upcycling são derivadas de resíduos e ingredientes naturais descartados, como frutas, sobras de serragem da indústria de mobiliário ou até pétalas de jasmim recuperadas após cerimônias religiosas na Índia. Com esse método de criação, reduz-se o cultivo e a colheita de novas matérias-primas, economizando água e terra e protegendo espécies vegetais ameaçadas.
Valérie De La Peschardière, diretora de inovação responsável pelo desenvolvimento natural da Givaudan, uma das maiores fabricantes renováveis de fragrâncias do mundo, disse: “Os cítricos usados nos perfumes vêm das raspas de frutas descartadas da indústria alimentícia.”.
Judith Gross, diretora de marketing, inovação e criação da IFF, afirma: “Observamos um aumento da consciência de fabricantes e consumidores nos últimos anos. Além disso, a moda tem contribuído para a democratização do upcycling, associando-o ao luxo”. Um exemplo disso é o projeto precursor Petit H, da Hermès, que transforma sobras de materiais em objetos de luxo.
No Brasil, esse movimento está começando a ganhar força nas marcas Natura, com o perfume Essencial Mirra, e na Amyi, no Amyi 2.14. “Uma fragrância 100% upcycled, uma realidade próxima? É um desafio criativo”, confessa César Veiga, expert em perfumaria do Grupo Boticário.
Foto destaque: perfumes upcycled.Reprodução/Cosmetic Innovation