Saúde

Uma dose de álcool por dia é capaz de diminuir o cérebro, diz estudo

Segundo a pesquisa publicada no periódico Nature, a quantidade de doses ingeridas, mesmo que baixa, pode afetar não só a dimensão do órgão, mas também gerar o envelhecimento precoce.

06 Mar 2022 - 11h19 | Atualizado em 06 Mar 2022 - 11h19
Uma dose de álcool por dia é capaz de diminuir o cérebro, diz estudo Lorena Bueri

O consumo de álcool é muito alertado por médicos e especialistas por ser capaz de alterar os organismos do corpo, podendo gerar diversos prejuízos à saúde. No entanto, o consumo excessivo, principalmente em doses diárias, pode ser mais perigoso do que se parece.

Segundo um estudo publicado na última sexta-feira (4), pelo periódico Nature, apenas uma pequena dose consumida diariamente é suficiente para afetar o cérebro, diminuindo seu tamanho e, consequentemente, o seu desenvolvimento.


Cérebro e um copo de bebida alcoólica. (Foto: Reprodução/iStock)


Além da análise, de acordo com especialistas envolvidos, a situação pode piorar conforme o aumento do consumo, que em muitos casos, nem é percebido pelos consumidores, o que pode levar a consequências mais graves do que se imagina.

Para chegar no resultado, foram utilizados apenas latas de cerveja e uma taça de vinho. Neste casa, uma dose única equivale uma unidade de álcool, que diante da resposta, surpreendeu pela capacidade de atingir a dimensão do cérebro humano.

Durante a análise, foram observadas as atividades cerebrais por meio de imagens capturadas de mais de 36 mil adultos e idosos. O impressionante é que durante o processo, as pessoas relataram a variação de doses por dia, que em sua maioria, foi do consumo baixo, de duas, ao alto, sendo mais de quatro.


Copo de bebida alcoólica. (Foto: Reprodução/Getty Images)


O mais interessante foi perceber alterações na micro e macroestrutura do cérebro das pessoas que bebiam mais de três doses diárias, reduzindo a massa branca e cinzenta do órgão, além de gerar o envelhecimento precoce. Em alguns casos, os que ingeriram mais de quatro destilados apresentaram o cérebro envelhecido em mais de 10 anos.

No entanto, apesar dos diagnósticos, o estudo possui algumas limitações pela faixa etária, nacionalidade dos participantes (feito por europeus) e o relato de apenas um ano antes. Porém, mesmo que não tenha considerado o diagnóstico de dependência ou abuso alcoólico dos envolvidos, o resultado prévio foi muito importante por mostrar que, mesmo com um período tão curto e doses baixas, o álcool vai muito além da alteração do consciente.

 

Foto destaque: Pessoa com bebida alcoólica na mão. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo