Esportes

Uefa solicita relatório independente sobre o conflito na final da Champions League

Uefa, entidade máxima do futebol Europeu, solicitou ao deputado português um relatório minucioso sobre todos os acontecidos que precederam a final da Champions League entre Real Madrid e Liverpool.

30 Mai 2022 - 21h30 | Atualizado em 30 Mai 2022 - 21h30
Uefa solicita relatório independente sobre o conflito na final da Champions League   Lorena Bueri

Uefa anunciou nesta segunda-feira, 30 de maio, que encomendou um relatório independente com relação aos acontecimentos e as falhas de segurança de sábado, na final da Champions League entre Liverpool e Real Madrid, no Stade de France, em Paris. No primeiro instante, a entidade associou a culpa dos acontecidos aos torcedores do Liverpool, onde ela alegou que eles chegaram atrasados e muito próximo do horário de jogo, causando toda aquela confusão, além de ingressos falsos, causando demora para a verificação dos agentes reesposáveis no local.  


Torcedores com ingresso em mãos sem acesso ao estádio. (Foto: Reprodução/Twitter.)


Segundo autoridades francesas, o Liverpool corroborou para esse acontecido, porque ao comercializar os ingressos para a final, foi contra a orientação da organização do jogo em comercializar os ingressos virtualmente, e vendeu para os seus torcedores ingressos impressos.  


Inclusive, o Liverpool soltou uma nota oficial repudiando as acusações e solicitando uma melhor investigação do caso. “Demos seguimento ao nosso pedido de investigação independente com a UEFA por escrito. Também notamos nossa profunda preocupação com as informações falsas que estão sendo divulgadas” - Liverpool, em nota.  



Nota oficial do Liverpool. Reprodução: Twitter

Com isso, UEFA prometeu uma investigação mais minuciosa com relação a esse caso. Pois, pretende "examinar a tomada de decisões, as responsabilidades e os comportamentos de todas as partes envolvidas na final". A investigação, então, está a cargo do português, Tiago Brandão Rodrigues, deputado de Portugal e presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente e da Energia do país. Inclusive, ele já foi ministro da educação no país 2015-2022, membro do conselho da fundação da Agência Mundial Antidoping, 2019-2021 e representante de Portugal nos jogos olímpicos de Londres, em 2012. 

Segue nota na íntegra:  

“A UEFA anunciou hoje que encomendou um relatório independente sobre os acontecimentos relacionados com a final da UEFA Champions League, em Paris, no sábado, 28 de maio. A análise completa examinará a tomada de decisão, prestação de contas e comportamentos de todas as entidades envolvidas na final. 

O relatório será compilado de forma independente e o Dr. Tiago Brandão Rodrigues, português, conduzirá a produção desta análise. 

O Dr. Tiago Brandão Rodrigues (nascido em Braga, Portugal em 1977) é membro do Parlamento Português e Presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente e da Energia. Foi Ministro da Educação de Portugal (responsável também pelo Desporto e Juventude) entre 2015 e 2022, membro do Conselho da Fundação da Agência Mundial Antidoping (2019-2021) e foi Adido Olímpico Português durante os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. 

Para garantir sua independência no processo, o Dr. Brandão Rodrigues concordou em realizar essa tarefa em regime pro bono. 

Serão recolhidas provas de todas as partes interessadas e os resultados do relatório independente serão tornados públicos uma vez concluídos e, uma vez recebidos os resultados, a UEFA avaliará os próximos passos.” 

O caso foi tão polêmico e caótico, que Boris Johnsson, primeiro-ministro do Reino Unido, se posicionou e demonstrou apoio à equipe inglesa. Ele disse que ficou extremamente decepcionado com os acontecidos no final de semana e solicitou a UEFA que resolvesse o quanto antes esse caso. Uefa, como dito na nota, não estipulou um prazo para a entrega dos resultados das investigações, mas, pretende ser justa e não deixar impune os verdadeiros culpados.   

 


 Foto Destaque:  Prédio da sede da Uefa. Reprodução/Uefa.com  

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo