Notícias

UP anuncia Leonardo Péricles como candidato à presidência

Neste domingo, em um evento em Natal (RN), o partido Unidade Popular (UP), anunciou que Leonardo Péricles será o candidato à presidência do partido. Assim, ele será o único homem negro a disputar a liderança do executivo.

24 Jul 2022 - 15h20 | Atualizado em 24 Jul 2022 - 15h20
UP anuncia Leonardo Péricles como candidato à presidência Lorena Bueri

Neste domingo (24), em Natal (RN), o Partido Unidade Popular (UP) anunciou Leonardo Péricles como candidato à Presidência da República, com isso ele se tornou o único homem negro a disputar a liderança do executivo. Junto dele, foi anunciado que Samara Martins será a vice da chapa.

Esta será a primeira eleição nacional em que o UP irá participar. Esse é um partido novo, nasceu em 2019 e é voltado à esquerda. Foi criado por participantes de movimentos sociais que não se identificavam com os outros partidos da esquerda. Em 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o UP foi o partido com maior número proporcional de candidatos negros eleitos, com 70%.

O partido defende diversas pautas voltadas à esquerda. Dentre elas a taxação de grandes fortunas e que o governo deva ser “do povo”.


Leonardo Péricles em um evento do Unidade Popular. Foto: Divulgação/Unidade Popular


Leonardo Péricles nasceu em Minas Gerais e tem 40 anos. É presidente nacional do Unidade Popular, técnico em mecatrônica e reside em uma periferia de Belo Horizonte. Começou seu movimento político na juventude, quando era militante em movimentos estudantis em Belo Horizonte (MG), inclusive chegou a presidir a Associação Metropolitana de Secundaristas de Belo Horizonte (AMES-BH) e se tornar diretor da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

Em 2008, Péricles disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas não conseguiu se eleger. Em 2011, ingressou no Movimento de Luta nos Bairros (MLB), por lá ele coordenou diversas ocupações por moradia. Em 2020, Leonardo foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa de Áurea Carolina (PSOL), que ficou em quarto lugar, com 103.115 votos. Agora, o presidente do Unidade Popular tenta se tornar também Presidente da República e é o único homem negro que disputa o cargo.

As principais propostas do candidato são: revogação das reformas da previdência e trabalhistas; reestatização de empresas públicas privatizadas recentemente; auditoria da dívida pública; e reformas agrária e urbana.

Legenda da foto em destaque: Leonardo Péricles e Samara Martins em um congresso do Unidade Popular. Foto: Repercussão/Rodrigo Cayres

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo