Esportes

UEFA faz mudanças no calendário das seleções europeias

Em reunião do Comitê Executivo, entidade que organiza a Euro, a Liga das Nações e as Eliminatórias para a Copa do Mundo altera datas e formatos das competições do velho continente

25 Jan 2023 - 21h50 | Atualizado em 25 Jan 2023 - 21h50
UEFA faz mudanças no calendário das seleções europeias Lorena Bueri

A UEFA decidiu nesta quarta-feira algumas alterações que vão interferir no calendário de todas as seleções do velho continente. A entidade é responsável pela realização da Euro, Liga das Nações, Eliminatórias, além das competições que envolvem os clubes europeus, como a Liga dos Campeões, a Europa League e a mais recente Conference League.

A única competição que não teve alteração no seu formato foi a Euro, que continuará com 24 clubes, apesar do interesse de alguns membros da UEFA em ampliar o número de seleções para 32. A próxima edição do torneio deve acontecer em 2024. Na última edição da Euro, a Itália foi campeã nos pênaltis contra a Inglaterra, no Estádio de Wembley, em 2020.

Em relação a Liga das Nações, a UEFA anunciou que a competição terá uma disputa de quartas de final, com partidas de ida e volta. A expectativa é que o mata-mata comece em Março. Em junho acontecem as semifinais e finais do torneio. Além disso, a Liga das Nações terá um playoff de rebaixamento entre os terceiros colocados das Ligas A e B contra os vices-campeões das Ligas B e C, respectivamente. As partidas serão de ida e volta. O torneio se iniciou em 2019 e desde então a Liga das Nações ocupa datas no calendário europeu, impedindo a realização de amistosos entre seleções européias contra outras seleções do mundo.

No sorteio de hoje, realizado na Holanda, a UEFA definiu as semifinais da Liga das Nações deste ano. As semifinais serão disputadas nos dias 14 e 15 de junho.


Confrontos das semifinais da Liga das Nações 2022/23 (Reprodução/Twitter)


Quanto às Eliminatórias da Copa do Mundo, a UEFA decidiu aumentar o número de grupos e passou de 10 para 12 chaves, com 4 ou 5 seleções, dependendo do sorteio. No antigo modelo, as Eliminatórias possuíam 10 grupos de 5 ou 6 seleções. O modelo de classificação para o Mundial segue o mesmo: o primeiro colocado avança diretamente para a fase de grupos da Copa do Mundo, enquanto que o segundo colocado participa da repescagem.

Foto destaque: Troféu da Liga das Nações da UEFA/ Reprodução/ Twitter/UEFA.com em português

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo