Esportes

UEFA anuncia o novo formato da Liga dos Campeões

Aprovada nesta terça, 10, a UEFA comunicou como será o novo formato da maior competição de clubes do mundo, a Liga dos Campeões; Novo formato só irá valer a partir da temporada 2024/25

10 Mai 2022 - 14h56 | Atualizado em 10 Mai 2022 - 14h56
UEFA anuncia o novo formato da Liga dos Campeões Lorena Bueri

A União das Federações Europeias de Futebol anunciou nesta terça, 10, como será o formato da Liga dos Campeões a partir da temporada de 2024, durante o comunicado a UEFA explicou todas as mudanças que serão feitas na maior competição de clubes do mundo.

A partir da temporada de 2024 a Liga dos Campeões contará com 36 times ao invés dos tradicionais 32, a adição dessas quatro novas equipes será feita de acordo com critérios criados para preencher tais vagas, para um clube poder se classificar para a Liga dos Campeões nessas vagas extras o clube deverá atender aos seguintes critérios:

  • Estar na terceira coloção na liga da federação que esteja na quinta posição do ranking da Uefa (atualmente, o Campeonato Francês);
  • Ser um campeão nacional que venha da fase de playoffs, do "Caminho dos Campeões" (que passa a classificar cinco clubes para a fase inicial);
  • Estar na federação cujo clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions (na temporada atual, a Inglaterra);
  • Estar na federação cujo clubes tenham a melhor média de pontos por jogos na edição anterior da Champions (na temporada atual, a Holanda).

Taça da UEFA Liga dos Campeões (Foto:Reprodução/UEFA)


Apesar dessas mudanças, a UEFA não quis alterar os jogos do meio de semana, alegando que desta maneira a competição continental não criará atritos com as Ligas e Copa Nacionais.

Outra mudança na competição é o formato da primeira fase, que tradicionalmente era formado por oito grupos, cada um com quatro equipes, neste novo formato, a competição irá possuir um formato de liga.

Neste formato todas as equipes se enfrentarão, somando um total de oito jogos para cada, sendo quatro jogos como mandante e quatro como visitante, nesse formato os oito primeiros clubes se classificam direto para a fase de mata-mata.

Os clubes que terminarem a primeira fase entre a nona e a 24ª posição irão se enfrentar em partidas de playoffs que darão mais oito vagas para o mata-mata.

A fase de mata-mata continuará a ser disputada da mesma maneira que nesta temporada, em partida de ida e volta até a final, que será decidida em jogo único.

 

Foto Destaque: Logo UEFA Liga dos Campeões. Reprodução/UEFA

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo