Notícias

Twitter lança ferramentas para diminuir desinformação durante período eleitoral

Uma série de novas funcionalidades foram e ainda estão sendo lançadas na plataforma para combater a desinformação e manter a integridade e o diálogo político no Twitter.

04 Abr 2022 - 17h45 | Atualizado em 04 Abr 2022 - 17h45
Twitter lança ferramentas para diminuir desinformação durante período eleitoral Lorena Bueri

Visando combater uma onda de desinformação nas Eleições Presidenciais de 2022 – algo recorrente no processo eleitoral de 2018 –, o Twitter vem lançando uma série de novas ferramentas para amenizar o problema. A informação foi dada pela gerente de Políticas Públicas da rede, Danielle Kleiner, em entrevista ao CNN.

A primeira ferramente é a de ‘política de integridade cívica’, que de acordo com a gerente, é uma camada extra de proteção, para que pessoas não se sintam desencorajadas a participar do movimento político.

Essa camada visa proteger as conversas em torno do processo eleitoral, visa garantir que os direitos e responsabilidades dos eleitores sejam cumpridos.É uma política que não lida com toda e qualquer desinformação, mas sim com [aquela] que possa atingir a capacidade das pessoas a exercer esse direito, como desencorajar pessoas a participar desse processo cívico”, declarou.


Ferramenta visa diminuir o movimento das eleições presidenciais de 2018, que foram marcadas por notícias falsas e desinformação (Foto: Reprodução/Nelson Almeida/AFP


Outra novidade são os selos, que identificarão todos os candidatos à Presidência, governo de Estados, Senado, Câmara dos Deputados e Legislativos estaduais.

As etiquetas são baseadas em dados públicos do TSE e visam ajudar a identificar quem são as pessoas e quais as propostas desses candidatos”, disse. “O Twitter vai fazer isso de maneira proativa e [as etiquetas] não são removíveis”, explicou.

Além disso, surge na plataforma o sistema prebunk e debunk.

Prebunks: Quando uma notícia falsa for publicada, aparecerão os prebunks, um conjunto de tweets de fontes confiáveis que desmentem uma desinformação que vem ganhando espaço na mídia.

Debunks: Semelhante ao prebunk, porém surgirá à medida que novas notícias falsas e sensacionalistas surgirem durante o período eleitoral.

São várias interfaces que vão permitir trazer informações de confiança para que as pessoas acompanhem esse processo eleitoral tendo o que há melhor em termos de informação”, finalizou.

Ainda, o sistema contará com um conteúdo específico, somente voltado para as eleições na aba “Explorar”.

Foto Destaque: Plataforma ja vem focando em diminuir notícias falsas desde o início da pandemia. Reprodução/Henryke Ditze/ Shutterstock

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo