Notícias

Turquia oferece oportunidade de ingressar nas melhores universidades do país

Ao todo, 112 universidades na Turquia participam do programa Türkiye Bursları, que oferece bolsas de estudos integrais para qualificação de seus alunos.

16 Jan 2022 - 09h20 | Atualizado em 16 Jan 2022 - 09h20
Turquia oferece oportunidade de ingressar nas melhores universidades do país Lorena Bueri

Com a possibilidade de estudar nas melhores universidades do país, a Turquia, através do programa Türkiye Bursları oferece cerca de 5 mil bolsas para estudantes. A Türkiye Scholarships é um programa internacional de bolsas de estudo financiado pelo Governo da Turquia. As bolsas de estudo oferecidas neste programa estão disponíveis para estudantes internacionais nos níveis de ensino superior associado, graduação, mestrado e doutorado. Na edição de 2022/23 a iniciativa concederá oportunidade para alunos se qualificarem nas melhores universidades do país.



Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed). Istambul, Turquia (Foto: Reprodução/www.ci.com.br)


Para quem deseja cursar toda a formação na universidade turca de destino, as bolsas cobrem 100% dos custos, incluem moradia e subsídio mensal, oferecidas para os programas de período integral. “Encorajar estudantes qualificados para estudar na Turquia” é o objetivo do programa, fazendo com que os critérios de seleção dos bolsistas consideram o método acadêmico.  Segundo o programa, atualmente mais de 70 mil estudantes internacionais vindos de mais de 140 países estudam na Turquia.

O sistema do programa turco admite estudantes de graduação que tenham completado 70% do curso e de pós-graduação que concluíram 75% do programa. Para alunos das áreas de ciências da saúde, como Medicina, Odontologia e Farmácia, é necessário ter realizado 90% da formação. Quanto as idades necessárias para efetivação no Türkiye Bursları são: 21 anos para graduação, 30 anos para o mestrado, 35 anos para o doutorado e 45 anos para pesquisadores. Os subsídios do programa incluem gratuidade de todas as taxas; acomodação na universidade de destino; auxílio de custo mensal de 1.000 LT (Lira Turca) para graduação, 1.400 TL para mestrado, 1.800 TL para PhD e 4.000 TL para pesquisadores; 1 ano de curso de língua turca; passagens de avião de ida e volta.



Interior da Basílica de Santa Sofia. Istambul, Turquia (Foto: Reprodução/www.ci.com.br)


Cerca de 110 faculdades participam da iniciativa e o estudante pode se escrever preenchendo o formulário online com as informações pessoais, formação educacional, experiência de trabalho e atividades sociais realizadas. No primeiro momento, não é necessário escolher a universidade de destino. Depois disto a candidato é avaliado pelo comitê de especialistas do programa a partir de vários critérios: status acadêmico, qualificações anteriores, interesses acadêmicos, objetivos de carreira, consistência de preferências, conteúdo da carta de intenção e participação em atividades sociais.

Se o aluno se sair bem em toda análise feita, ele é chamado para uma entrevista com duração de 15 a 30 minutos, onde o candidato poderá se apresentar e conversar com os avaliadores. A documentação exigida no processo seletivo será: documento de identidade válido ou passaporte; uma fotografia do candidato tirada no último ano; resultados do exame nacional (ENEM); Diploma ou certificado de graduação temporária; transcrição da documentação; resultados de exames internacionais (GRE, GMAT, SAT etc.), se exigido pela universidade ou programa escolhido; resultados de testes de idiomas internacionais, como TOEFL, DELF, se exigido pela universidade ou programa escolhido; proposta de pesquisa e um exemplo escrito da pesquisa realizada (somente para candidatos ao doutorado). Interessados devem se inscrever até o dia 20 de fevereiro. 


Foto Destaque: Logo do programa Türkiye Bursları (Foto: Reprodução/angoemprego.com)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo