Notícias

Turquia e Síria já tem mais de 1700 mortos por maior terramoto desde 1939 na Turquia

O terremoto que aconteceu neste ultimo domingo teve magnitude de 7,8, atingiu países vizinhos e já registra mais de 5 mil feridos e milhares de desaparecidos.

06 Fev 2023 - 11h15 | Atualizado em 06 Fev 2023 - 11h15
Turquia e Síria já tem mais de 1700 mortos por maior terramoto desde 1939 na Turquia Lorena Bueri

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia na noite deste domingo (5),  deixando mais de 1700 mortes no país e também na Síria. Os tremores também foram sentidos em Israel, Iraque e Chipre, mobilizando inúmeras equipes de socorristas para resgatar os mais de 5 mil feridos, além de milhares de desaparecimentos já registrados. 


Pessoas procuram conhecidos entre escombros após terremoto. — Foto: Reuters/Sertac Kayar


Esse é o maior terremoto já registrado na Turquia desde 1939 e aconteceu, segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, a 10 quilômetro da superfície, o que explica o impacto e destruição causados. Segundo autoridades locais, durou um minuto e meio e foi sucedido por mais de 50 réplicas nas últimas horas, inclusive de magnitude 7,7. Segundo as autoridades locais, 1.121 pessoas morreram na Turquia e 592 mortos na Sìria.

Inúmeras imagens de prédios desabando e os escombros formados após os tremores já circulam na internet. Mais de 45 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Ucrânia,  já anunciaram que irão enviar ajuda humanitária para as regiões, que já sofrem com os conflitos civis e guerras.

Entre os vídeos, veiculados pela Urfa TV e Reuters, há registros do momento do terremoto em Siverek, na Turquia, e, logo em seguida, a energia elétrica parando de funcionar. 


Criança sendo resgata dos escombros (Reprodução/Redes Sociais)


Imagens ainda mais impactantes mostram o momento em que socorristas resgatam uma criança machucada dos escombros em Azaz, no noroeste da Síria. Outras flagraram o momento em que um socorrista, no Malátia, pede para que uma pessoa soterrada, que ele não consegue ver,  cuide-se até que ele consiga resgatá-la. 

O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, prestou solidariedade às vitimas: "Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD", disse.

Foto destaque: Escombros após terremoto na Turquia, Ugur Yildirim (Reprodução/Getty Imagens)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo