Esportes

Tudo sobre o treino livre para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 2023

Verstappen liderou no início dessa sexta (31) e Alonso se lançou à frente dando a nota do que vai ser o grid de classificação. A chuva trouxe confusão no planejamento das equipes para os primeiros treinos.

31 Mar 2023 - 09h33 | Atualizado em 31 Mar 2023 - 09h33
Tudo sobre o treino livre para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 2023 Lorena Bueri

Os treinos livres para a classificação do Grande Prêmio da Austrália 2023 começaram nessa quinta (30), com as ações começadas às 22:30 hora de Brasília, direto do circuito de rua de Albert Park, em Melbourne, capital do estado de Vitória, na Austrália. Foi a primeira oportunidade para os pilotos aclimatarem seus carros para pista de chuva. A primeira tomada dessa quinta (30), teve Alonso em primeiro, na frente Leclerc e Verstapen; Russel, Sainz e Ocon; Perez, Norris e Hulkenberg; Gasly, Tsunoda e Botas; Hamilton, Piastri e Zhou; Stroll, De Vries, Albon e Magnussen, finalizando com Sargeant.

No primeiro dia, as chuvas quebraram o planejamento das equipes, com o piloto da casa Oscar Piatri amargando uma posição 14. Na regra geral, os 10 mais do Q2 tem doze minutos para melhora de tempo. É nessa disputa que sai a Pole Position. Os GP's são realizados nos domingos e cada edição começa três dias antes com duas sessões de 90 minutos e no sábado de uma hora, para definição da classificação.


Alonso largou em primeiro no treino livre da quinta (30) e no início dessa sexta (31), até a publicação dessa edição, Verstappen liderava. (Foto: Reprodução/Band/UOL) 


No Brasil as transmissões estão a cargo da BandSports.  As etapas classificatórias são divididas em Q1, Q2 e Q3 (Qualifying), e a numeração crescente remete às fases para definição do grid. O treino de classificação é dividido em três sessões, o Q1, o Q2 e o Q3. O "Q" vem de "Qualifying, que em português quer dizer "Qualificação" ou "Classificação". E, como a ordem numérica sugere, são as fases do treino de classificação que define o grid de largada na corrida.

O circuito de Albert Park recebe as corridas de F1 desde 1996.  A melhor pole é de Leclerc, em 2022, com o tempo de 1 minuto, 17 segundos e 868 milésimos. Leclerc deteve, no mesmo ano, a melhor pontuação de volta. Esse ranking começou no mesmo ano de 2022.  Das pontuações nas edições entre 1996 e 2019, o recordista foi Michael Schumacher com o tempo de 1 minuto, 24 segundos e 125 milésimos.

Foto Destaque: Grande Prêmio da Austrália começa com chuvas. Reprodução/Band/UOL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo